Centro Social do Vale do Homem parceiro do Conselho Local de Ação Social de Barcelos integra Comissão Social Interfreguesia Moinhos do Neiva
Ontem assinalou-se a criação dos “20 anos da criação da Rede Social de Barcelos” (2004-2024), estrutura governativa local, a qual o CSVH também integra.
Com um programa alargado de atividades, a Câmara Municipal assinalou este dia com uma ação há muito esperada: a reativação das Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF’S) que trabalham no sentido do combate à pobreza, exclusão social, promoção do desenvolvimento social, inclusão e coesão social, reforçando assim a importância do trabalho colaborativo no concelho entre Entidades que tem, naturalmente, impactos muito positivos na comunidade.
As comemorações desenvolveram-se no auditório dos Paços do Concelho, com a presença do Vereador da Ação Social e Presidente do Conselho Local de Ação Social, António Ribeiro e o CSVH manteve presença na pessoa do seu Presidente, Jorge Pereira e da Diretora de Serviços, Zélia Lopes.
Na comemoração do vigésimo aniversário, foi apresentado e aprovado o Plano de Ação 2025 das 15 CSIF’S, agora novamente reativadas, nomeadamente a CSIF Moinhos do Neiva do qual o CSVH faz parte.
Este Plano terá como ações, entre outras, o diagnóstico das necessidades da comunidade, a definição de objetivos estratégicos, a formação e capacitação dos membros, o estabelecimento de parcerias, a avaliação e acompanhamento do trabalho realizado, comunicação e divulgação de iniciativas e a realização de sessões temáticas dos projetos sociais do Município de Barcelos.
A CSIF Moinhos do Neiva será presidida por Paula Belchior, Presidente de Junta da União de Freguesias de Alvito São Martinho, Alvito São Pedro e Couto e o CSVH será o qualificador desta CSIF, representado por Zélia Lopes, ou seja, será a entidade responsável pela articulação com o Núcleo Executivo e pelo desenvolvimento | acompanhamento de reuniões e atividades a desenvolver neste domínio.
As CSIF`s têm como principal objetivo trabalhar no desenvolvimento social, promovendo o bem-estar, a inclusão e a solidariedade entre as comunidades, através das Entidades da região, agregadoras dos seus territórios.
Para Jorge Pereira, as “ CSIF`s assumem um papel fundamental para a dinamização da Rede Social, bem como para uma articulação e um trabalho em rede mais eficaz e próximo entre as Entidades de âmbito social. É um orgulho fazermos parte dessa Rede Social, bem como podermos agora iniciar um trabalho diferenciador na CSIF a que pertencemos”.
Este Centro Social é parceiro do Conselho Local de Ação Social de Barcelos e trabalha, conjuntamente com outras Entidades, no reforço e desenvolvimento de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização, diferenciação e mobilização das estruturas da região, bem como da sociedade.