Minho

Especialistas debatem violência doméstica e de género em Guimarães

A Comunidade Intermunicipal do Ave – CIM do Ave organiza, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, o Encontro em Rede
“Boas Práticas sobre Violência Doméstica e de Género”. A decorrer na Black Box do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães, das 09h00 às 12 horas desta quarta-feira, 27 de novembro de 2024, o evento vai reunir especialistas e profissionais de várias áreas para debaterem, em dois painéis complementares, estratégias de combate a este grave problema social.

O primeiro painel, moderado por Tânia Salgado, Presidente da Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, arranca com Susana Mota, técnica superior da Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género, a falar sobre a Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica.

Segue-se Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave, que abordará as estruturas de atendimento a vítimas de violência doméstica da CIM do Ave (RIAVVE).

Olga Melo, chefe da Equipa Multidisciplinar da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, encerra o primeiro painel com a experiência da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica do Douro, Tâmega e Sousa, cujas boas práticas são amplamente reconhecidas.

Após o debate de encerramento do painel aberto ao público, o segundo painel, sob moderação de Carla Manuel Gomes, chefe da Unidade de Educação e Políticas Sociais da CIM do Ave, começa com Mariana Gonçalves, investigadora e docente na Universidade do Minho, a elaborar sobre a interseccionalidade na violência doméstica, em particular sobre as mulheres.

Segue-se Marta Mendes, da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima de Braga, numa comunicação sobre violência contra os idosos, à qual sucede Eduardo Alexandre, comissário da Polícia de Segurança Pública de Guimarães, que irá explicar o papel da PSP na prevenção e investigação do crime de violência doméstica. O segundo painel fecha, também, com um debate aberto à participação do público.

A mensagem de Paula Oliveira, vereadora e conselheira municipal para a igualdade da Câmara Municipal de Guimarães, encerra o programa deste Encontro em Rede “Boas Práticas sobre Violência Doméstica e de Género”, cuja pertinência é, infelizmente, confirmada pela actualidade.

“A APAV divulgou que no primeiro semestre houve cerca de 15 mil crimes de violência doméstica, em Portugal, um aumento de dois por cento face ao ano passado. A sociedade tem de encontrar uma forma eficaz de combater e prevenir este flagelo, e todas as iniciativas que podem contribuir para uma maior sensibilização da população, como este Encontro, são sempre muito bem-vindas”, realçou Marta Coutada, Primeira Secretária da CIM do Ave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *