Vila Verde como município educador celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora a 30 de novembro
Sob o lema “A Cidade Educadora como laboratório de aprendizagens, cidadania e transformação social”, o Dia Internacional da Cidade Educadora será celebrado a 30 de novembro, pelas 10hh00, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, num evento aberto à participação de toda a comunidade.
A celebração contará com apresentações do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde, do Centro Comunitário da Cruz Vermelha de Prado, da Academia de Música de Vila Verde, da Associação Vila Verde a Correr” e da Casa do Conhecimento de Vila Verde, que darão a conhecer alguns projetos, ações e dinâmicas que contribuem para que Vila Verde seja uma “grande sala de aula ao ar livre”, com múltiplos espaços onde aprendizagens e conhecimento fluem entre gerações e culturas.
Dia Internacional da Cidade Educadora
O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.
“Este ano, o Dia Internacional da Cidade Educadora apresenta-se sob um lema que destaca o papel das cidades como verdadeiros espaços educativos. As cidades não são apenas o palco da nossa vida quotidiana, mas também grandes salas de aula ao ar livre, onde pessoas de todas as idades e culturas aprendem e interagem. Nelas, geram-se conhecimentos e vivências que promovem uma cidadania responsável e comprometida com o bem comum”, refere a Associação Internacional de Cidades Educadoras.
O Município de Vila Verde pertence, desde setembro de 2013, à Associação Internacional das Cidades Educadoras, que integra mais de 485 cidades/Municípios, de 28 países, de todos os continentes.