Tem um sabor metálico (ou a sangue) na boca? Eis o que pode significar
É muito provável que já tenha sentido um sabor metálico na boca depois de morder o interior da bochecha com demasiada força. É algo que a acontece a muitas pessoas regularmente e acontece porque o sangue tem glóbulos vermelhos que, por acaso, contêm muito ferro.
Existem, no entanto, outros motivos para sentir este sabor tão distinto. Quais? Especialistas, citados na Self, explicaram alguns menos óbvios.
De acordo com Heather Edwards, uma médica, uma infeção respiratória pode fazer com que sinta um sabor metálico na boca. É muito provável que isto aconteça porque os vírus e bactérias podem “danificar os receptores gustativos que cobrem a cavidade oral, incluindo a garganta, as passagens nasais e, claro, a língua”.
James Robinson, outro médico, afirma que também pode ser um sinal de que está a fazer demasiado exercício. Explica que isto pode acontecer depois de um treino prolongado ou de uma maratona. Porquê? É possível que a respiração mais acelerada e agressiva que o exercício mais intenso provoca irrite “os delicados vasos sanguíneos que revestem as passagens nasais, fazendo-os sangrar ligeiramente”. Depois o sangue começa a ser “drenado para a parte de trás da garganta ou para a boca, daí o sabor metálico que se sente”, acrescenta.
Também pode ser um problema relacionado com a saúde oral, avisa Thomas Sollecito, um dentista, citado na mesma revista. “Quando a placa bacteriana fica acumulada nos dentes, as gengivas ficam irritadas e inflamadas, uma condição conhecida como gengivite.” Isto pode fazer com que sinta “um sabor metálico ocasional na boca”. Pode ainda estar relacionado com candidíase oral.
É ainda importante mencionar que existem “mais de 350 medicamentos de todas as principais categorias de medicamentos – incluindo anti-histamínicos, medicamentos para a diabetes, antidepressivos e quimioterapia, assim como alguns suplementos vitamínicos e minerais – podem deixar um sabor desagradável na sua boca”.