Minho

Comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora em Braga

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, o Município de Braga promoveu ao longo desta semana um conjunto de atividades e dinâmicas que terminam este sábado, 30 de novembro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a inauguração de uma exposição do CRIDEM.

Este é um concurso nacional de obras de expressão plástica de pessoas com deficiência intelectual, de tema livre, aberto exclusivamente a pessoas que estejam a ser apoiadas por organizações com respostas na área da deficiência ou incapacidade intelectual. Braga é um dos concelhos mais representados nesta iniciativa, com obras da Cerci Braga, APACI, AIA, Valoriza, IRIS e APPACDM de Braga.

A apresentação do Portal da Educação de Braga V2.0 marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, uma ferramenta que visa aproximar a comunidade escolar do Concelho de Braga. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que reafirmou o compromisso diário do Município de Braga na construção da relação e proximidade com todos os agentes da comunidade educativa.

O hastear da bandeira do Dia Internacional da Cidade Educadora, no edifício do Pópulo, onde também fica situado o Balcão Único, foi também um momento solene e simbólico, e para que todos os munícipes estejam conscientes da importância desta celebração.

No decorrer da semana houve um leque diversificado de atividades nas escolas do concelho de Braga no âmbito das AEC´s e outras, que envolveram cerca de 500 alunos. As escolas secundárias receberam o programa “Fazes parte! Faz a tua parte”, uma plataforma de expressão livre e responsável, que ambiciona a partilha, o debate e a reflexão sobre temas urgentes relacionados com a Participação Política e Cidadania, onde o público é chamado a escutar a participar ativamente.

Alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Celeirós em conjuntos com os utentes do ARPIVE – Lar de Celeirós, utilizaram as artes circenses num trabalho intergeracional, promovendo o desenvolvimento de competências socio-emocionais, cognitivas e psicomotoras, bem como uma convivência enriquecedora entre gerações através do circo.

Braga pertence à rede das cidades educadoras há 23 anos. A celebração do Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso das autarquias locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *