Minho

Deputados do PSD saúdam Guimarães Capital Verde

O Concelho de Guimarães foi distinguido, no passado dia 27 de Novembro de 2024, como Capital Verde Europeia em 2026, numa sessão que decorreu em Valência, cidade espanhola que ostenta o galardão este ano de 2024. O Prémio Capital Verde Europeia é organizado pela Comissão Europeia, atribuído anualmente a cidades com mais de 100 mil habitantes que se distingam em matérias de sustentabilidade ambiental, premiando os esforços locais para melhorar o ambiente e a qualidade de vida nas cidades.

Na fase final desta candidatura juntamente com a Cidade Berço, encontravam-se as cidades de Heilbronn na Alemanha e Klagenfurt na Áustria.

A atribuição do Prémio resulta de um processo de seleção rigoroso e longo, sendo este título o reconhecimento do compromisso de Guimarães com o ambiente e o envolvimento de uma comunidade rumo a um Concelho mais verde e sustentável. O Painel responsável pela avaliação das candidaturas destacou Guimarães pelo seu desempenho excecional em sete parâmetros ambientais, nomeadamente a qualidade do ar, ruído, água, biodiversidade, áreas verdes e uso do solo, resíduos e economia circular, alterações climáticas.

A Comunidade em geral, mas em particular a autarquia, a Estrutura de Missão, os centros de conhecimento e investigação, as Escolas, associações e empresas merecem elogio público, sendo ainda de elementar justiça reconhecer o papel determinante exercido pelo Presidente da Câmara Domingos Bragança, pela Coordenadora da Equipa de Missão Guimarães 20230, Isabel loureiro, pela Diretora Municipal dos Serviços de Ambiente, Dalila Sepúlveda e pelo Diretor do laboratório da Paisagem, Carlos Ribeiro.

Depois de ter ficado em quinto lugar em 2017 e entre os três finalistas de 2023, “Guimarães vê agora em 2024 reconhecido o seu esforço e aposta neste objetivo, sendo a segunda Cidade Portuguesa a ser reconhecida como Capital Verde Europeia, a seguir a Lisboa em 2020”, referem os deputados em comunicado.

Assim, a Assembleia da República saúda e congratula Guimarães pela distinção como Capital Verde Europeia em 2026, valorizando e destacando o seu compromisso com o ambiente, a descarbonização e o desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *