Boneco de Trump a defecar com procura “massiva” este Natal em Espanha
O presidente norte-americano eleito, Donald Trump, impulsionou a venda das figuras “caganer”. Uns bonecos de barro que se caracterizam por terem as calças na mão e estarem a defecar, produzidas por artesãos espanhóis e que já são tradicionais da Catalunha, em Espanha.
No início, os “caganer” foram feitos para serem escondidos entre as figuras dos presépios, para serem vistos pelos observadores mais atentos, mas os artesãos começaram também a incluir entre os bonecos líderes mundiais e celebridades que dominaram a manchetes dos jornais durante o último ano.
O diretor executivo da loja Caganer, Sergi Alos, afirmou que as vendas das figuras dos candidatos às presidenciais dos Estados Unidos refletem os recentes resultados da votação no país.
“Trump tem sido massivo, avassalador, tal como nas eleições”, explicou Sergi Alos à agência Reuters.
O “caganer” de Trump já tinha sido popular em 2016, quando ganhou as eleições presidenciais pela primeira vez, e em 2020, quando perdeu para Joe Biden.
Junto de Trump na lista deste ano estão as figuras do presidente francês, Emmanuel Macron, atualmente a lidar com uma crise governamental, a líder de extrema-direita Marine Le Pen, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e o presidente da Argentina, Javier Milei.