AMARESDestaque

Museu da Herança Rural valoriza a aldeia típica do Urjal

O Museu da Herança Rural, na aldeia do Urjal, na União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, foi hoje inaugurado e o presidente da junta, Rui Tomada, espera que seja “algo marcante para o povo do Urjal, que permita fixar jovens para que possam fazer vida económica e transformar a paisagem”.

Com um investimento de 200 mil euros, dos quais 80% através do PDR gerido pela ATAHCA, a nova estrutura retrata uma casa de cariz rural com uma sala de domingo, um quarto de casal e de criança, um fumeiro devidamente legalizado, uma adega com alfaias agrícolas e uma zona de venda de produtos locais. Para Rui Tomada “o nome é assertivo, esperando que todos sejam herdeiros da herança que está aqui nesta casa”.

A ideia é que o Museu esteja aberto permanentemente e aos fins de semana com visitas guiadas. O autarca referiu, ainda, “uma experiência com azeite” que está a ser desenvolvida e o desafio agora é saber “como podemos multiplicar as oliveiras das freguesias aqui do concelho até porque o resultado está a ser satisfatório”. Rui Tomada pediu “uma medida que permita criar vedações e abrigos para os animais andarem em segurança”.

Mota Alves
O presidente da ATAHCA referiu-se ao “edifício como tendo potencial que demonstra o que era uma casa rural da zona alta, adega na parte de baixo, com um primeiro piso habitacional, um sala de domingo, quarto, cozinha com fumeiro”.

“Amares tem grandes potencialidades agrícolas, vinho loureiro, laranja de Amares porque é a imagem, faz parte da heráldica, azeite, tinha diversos lagares de azeite, hoje tem um lagar a funcionar, sempre foi um concelho de azeite, mas precisa de ter mais e melhor qualidade”.

Manuel Moreira
O presidente da Câmara, Manuel Moreira, agradeceu a quem vendeu a casa para que o projeto se pudesse concretizar, considerando ser o Museu “um marco importante para a Urjalândia, vai ser a chama da aldeia”. O autarca reconhece que “o que vai custar é mantê-lo, não pode ficar aqui, o fumeiro tem que trabalhar e o fumo não pode ser obstáculo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *