Vila Verde

ATAHCA garante 4 milhões de euros para financiar ações de desenvolvimento rural

A Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) tem assegurados quatro milhões de euros, através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), para apoio direto a projetos de promoção do desenvolvimento rural.

A direção da ATAHCA aguarda pela publicação das normas orientadoras do PEPAC para lançar os avisos para recepção de projetos de investimento no sector agrícola e atividades complementares, microempresas do mundo rural e reabilitação das chamadas ‘aldeias inteligentes’.

José Mota Alves, presidente da ATAHCA, adiantou ao Correio do Minho que os quatro milhões de euros contratualizados com a autoridade de gestão do PEPAC permitirão alavançar investimentos na ordem dos oito milhões no período de vigência do atual quadro comunitário.

O financiamento assegurado pela associação de desenvolvimento rural sediada em Vila Verde, mas com abrangência na totalidade dos territórios dos concelhos de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde e parte dos de Braga, Barcelos e Esposende, é inferior ao obtido no quadro Portugal 2020.

O responsável da ATAHCA confia, no entanto, num reforço de financiamento do PEPAC, permitindo atingir um investimento de 10 a 12 milhões de euros no desenvolvimento das áreas rurais daqueles seis concelhos.

Para além do apoio direto ao investimento físico, a ATAHCA prossegue, nos próximos anos, com um programa de formação diversificado, com um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Para além de ações de capacitação para ativos do sector agrícola, a ATAHCA continua a promover a formação e qualificação de profissionais de ação educativa, geriatria, restauração, pastelaria e outros sectores. Ações de formação à medida, dirigidas a micro e pequenas empresas, mantêm-se como prioritárias no plano de intervenção da associação, que viu recentemente aprovado o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS – 5G) de Amares, o qual prevê também ações nas áreas do emprego, formação e qualificação.

Deixe um comentário