Minho

Marco Paiva leva Ricardo III em Língua Gestual Portuguesa e Língua de Signos Espanhola ao palco do Theatro Circo

No dia 10 de Janeiro, sexta-feira, às 21h30, o Palco Principal do Theatro Circo recebe Ricardo III – uma encenação de Marco Paiva a partir de William Shakespeare.

Nesta criação da estrutura artística Terra Amarela, que tem procurado tornar o teatro mais diverso e inclusivo através de outros corpos, vozes e formas de comunicação, o encenador propõe um Ricardo III – tantas vezes representado pelo mundo fora – que desafia as normas do Teatro, aqui sem palavras ou diálogos de viva-voz, mas com toda a força e beleza dos gestos.

Ricardo III é um real documento de propaganda, que prova que uma mentira, repetida mil vezes, se transforma numa oportuna verdade. E este não poderia ser um melhor espelho dos nossos dias: o que parece, não é. William Shakespeare oferece-nos de bandeja uma personagem virtuosa no discurso, hábil na dissimulação e profundamente amoral, que tratará de rasgar tudo o que se colocar entre ela e o lugar da sublimação do seu poder: o trono de Inglaterra. Ricardo III é um jogo, e é esse o conceito que interessa nesta redescoberta do lugar teatral como lugar de espanto através da força de duas línguas que se expressam na potência do corpo – a Língua Gestual Portuguesa e a Língua de Signos Espanhola.

Nas palavras de Marco Paiva: “transformamos o assassinato de Ricardo III, na possibilidade de renascimento de um teatro mais diverso, atento e dialogante com outras linguagens e línguas. Partimos da bestialidade Humana para encontrar um lugar coletivo mais feliz. De Ricardo III queremos o tumulto interior, o que é invisível, a não normatividade do seu corpo e a ambiguidade do seu discurso”.

Espetáculo com audiodescrição (AD).

Os bilhetes para Ricardo III estão disponíveis a 12€ (6€ c/ cartão Quadrilátero) no Theatro Circo, locais habituais, e online em https://www.bol.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *