Mês do Romance de Vila Verde arranca com exposição e novas ‘Rositas’
O Posto de Turismo em Braga foi o local escolhido para a abertura do mês do Romance, iniciativa do Município de Vila Verde, com uma exposição de produtos da marca ‘Namorar Portugal’ e o lançamento de uma nova ‘Rosita’. A presidente da câmara lembrou as centenas de produtos da marca, “e desde que haja criatividade o número pode aumentar”, da autoria de 70 parceiros: “temos uma dinâmica que entram uns saem outros e há outros que reentram”.
O Mês do Romance tem mais de 100 iniciativas até 2 de março, com saraus e concertos musicais incluídos, oito exposições espalhadas pelo Norte. Júlia Fernandes destacou o trabalho de Aguinalda Conduto, autora das ‘Rositas’ feitas a partir de cabaças que contam histórias que se vestem de amor, vestem-se a rigor inspiradas em momentos históricos”. A presidente reconhece que a marca ‘Namorar Portugal está “consolidada com excelente notoriedade e dinamiza a nossa economia”.
Aguinalda Conduto lançou este ano ‘Rositas’ que “são uma fusão das Rositas de cabaça com outras feitas a partir da lã merino. “Sou inspirada pela mensagem passada pelos lenços dos namorados, pelos seus versos que é uma coisa que me toca e passada para os meus trabalhos”. As ‘Rositas’ baseam-se em lendas de amor com destaque para a Rainha Santa Isabel, a moura encantada, a lenda da margarida e Inês de castro: “são 12 modelos de cabaças com sarrapilheira e elementos naturais, e as cores passam a mensagem que elas encerram”.
Pedro Soares, da câmara de Braga, sadou a iniciativa por trazer “mais empresas e mais projetos”, transformando “o mais pequeno no maior mês do ano”. Salientou “Braga é capital portuguesa da cultura, é uma boa montra, dá visibilidade deste projeto”.