NACIONAL

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Literário Nortear para Jovens da Eurorregião

Os jovens da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal, entre os 16 e os 36 anos, que tenham escrito uma obra original em português ou em galego, de cinco mil a oito mil palavras, podem participar na edição de 2025 do Prémio Nortear de relato curto. Esta edição tem uma dotação financeira de três mil euros para o vencedor e a publicação da obra em português e em galego.

Os interessados devem efetuar a candidatura até 30 de junho na Plataforma Nortear https://nortear.gnpaect.eu/.

Este prémio é uma iniciativa conjunta do AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia e da CCDR NORTE, IP.

O Prémio Literário Nortear, que se realiza desde 2015, é um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para os jovens escritores da Eurorregião, ao distinguir anualmente obras literárias originais, incentivar a criatividade literária entre os residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover a distribuição de obras literárias a nível eurorregional.

“A Galiza e o Norte de Portugal são herdeiros de uma identidade cultural comum, baseada na partilha de uma geografia e de uma história, mas também de uma língua e de uma poética. Este prémio prolonga e renova a força desses laços e inscreve novos autores no palimpsesto cultural da euro-região, fomentando a criação de novas narrativas, histórias e paisagens literárias”, refere Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR NORTE para a Cultura e Cooperação.

Nas dez edições anteriores apresentaram-se cerca de 450 obras de jovens dos dois territórios.

Podem candidatar-se todas as pessoas com plena capacidade jurídica entre os 16 e 36 anos, nascidos e/ou residentes na Região Norte de Portugal ou na Galiza, com obras originais e inéditas, escritas em língua portuguesa – segundo o novo acordo ortográfico – e em língua galega – segundo a normativa ortográfica vigente publicada pela Real Academia Galega – no género de relato curto.

O AECT da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, a Consellería de Cultura, Lingua e Xuventude da Xunta de Galicia e a CCDR NORTE, IP colaboram de forma continuada desde 2015, promovendo diferentes atividades com o objetivo do conhecimento mútuo da cultura, a literatura e a criação artística em geral, em ambos os territórios.

O vencedor da edição de 2024 foi Manuel Iglesias com a obra “Graxa”. Os vencedores das anteriores edições do prémio Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coelho, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar, Marta Pais de Oliveira, Vicente Vázquez.

O Projeto Nortear é um polo cultural de referência na Europa no âmbito da cooperação transfronteiriça. É cofinanciado pela União Europeia através do Programa INTERREG 21-27 (POCTEP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *