Acervo da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal em Guimarães enriquecido com nova coleção
Na Associação Veteranos Lanceiros de Portugal, no Museu Militar Casa do Lanceiro, Convento de Santo António dos Capuchos, teve lugar a inauguração da exposição intitulada “Coleção de Postais Militares Uniformes Portugueses, Fortalezas Portuguesas e Brasões de Armas do século XIX até à primeira metade do seculo XX”, um trabalho minucioso de ilustração realizado pelo General Ribeiro Arthur e pelo Mestre Alberto de Sousa.
O evento contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a convite do presidente da AVLP, Fernando Rego, que esteve acompanhado por João Vareta, Coronel de Cavalaria e presidente da Assembleia Geral da AVLP, e Paulo Pinto de Sousa, Coronel de Cavalaria.
Trata-se de um rigoroso trabalho artístico e documental que configura uma importante coleção com mais de três centenas de postais e que vem enriquecer o já notável acervo da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal. A visita à coleção, oferecida à associação sediada em Guimarães pelo Coronel de Engenharia Militar Ref, Henrique Alberto Cabral do Amaral, realizou-se após as intervenções protocolares, nas quais Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, fez questão de agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, representada pelo seu presidente Eduardo Leite, o apoio que tem vindo a prestar à AVLP, que se junta ao da Câmara Municipal.
Para o edil, esta é “uma forma de reunir recursos para que se faça sempre mais e melhor em prol de Guimarães”. Domingos Bragança agradeceu ainda a Fernando Rego o convite que lhe foi endereçado, mostrando a sua satisfação pelo incansável trabalho e pela disponibilidade que a AVLP sempre demonstra na dinamização da vida cultural da cidade. A terminar a sua intervenção, Domingos Bragança realçou a importância das Forças Armadas, especialmente no contexto mundial atual, e voltou a agradecer a todos por mais uma importante iniciativa cultural e de preservação da memória militar que Guimarães poderá agora apreciar.
Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, referiu ser uma “honra e orgulho” poder ter a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal no Convento de Santo António dos Capuchos, pois considera o trabalho de divulgação que tem vindo a ser desenvolvido muito importante e de qualidade.
Fernando Rego, presidente da AVLP, agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio da Câmara Municipal de Guimarães à associação a que preside, que considera “um caso único em todo o país”. Agradecendo a todos a presença na inauguração da exposição, Fernando Rego referiu que a coleção, que agora é pertença da AVLP, se trata “de mais um importante reforço do acervo da Casa do Lanceiro”, e que conta mais da história dos Lanceiros e das Forças Armadas portuguesas.
Para além desta nova coleção, o Museu Militar Casa do Lanceiro possui um vasto e bem cuidado acervo, recheado de itens que fazem as delícias de todos os apaixonados pela história militar de Portugal, e é um exemplo de como um conjunto de vontades, de entidades públicas e de privados, permitem a preservação do património histórico e da memória cultural portugueses.