Minho

ExcentriCidade desvenda o processo de nove residências artísticas em episódios semanais no Em.Guimarães

Seis freguesias de Guimarães receberam nove residências artísticas durante o ano de 2024. O resultado poderá ser assistido todas as quintas-feiras no site da agenda cultural Em Guimarães, a partir das 20h00, com a exibição de minidocumentários de cada um dos projetos especiais do programa de descentralização cultural ExcentriCidade.

Diversos coletivos artísticos aceitaram o repto para trabalhar em projetos de comunidade por várias freguesias do território de Guimarães. Em cada processo, uma comunidade, uma história, um género artístico. Das artes plásticas à dança, artistas e população prepararam nove espetáculos que chamaram centenas de pessoas, provindas de vários pontos do concelho de Guimarães, a observar o poder da criação de pessoas com muita e pouca experiência sob os holofotes.

Ao longo de 2024, artistas locais e da região norte de Portugal prepararam espetáculos com a população, ensaiaram, fizeram amizades e ligaram os contos contados a mitos e lendas de cada uma das geografias de Guimarães. A partir daí criaram, em comunidade, espetáculos que ficarão na memória e no coração dos envolvidos, que fizeram parte de muito mais que um elenco, como foi possível sentir pelo público.

Os documentários serão partilhados por ordem cronológica nas próximas quintas-feiras, com testemunhos de artistas como ATrama, ondamarela, Anja Calas & João Ventura, Marisa Oliveira & Alexandre Gonçalves, Tetr’Acord Ensemble, Thíria, entre outros, a destacarem o processo de residência em cada uma das freguesias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *