Plano Estratégico da CVE 2026 aprovado em reunião do Executivo Municipal de Guimarães
Na reunião do Executivo Municipal um dos pontos da ordem de trabalhos tinha como objetivo a discussão e votação do Plano Estratégico – Guimarães CVE 2026, um documento que apresenta a visão do Município de Guimarães para o que será um ano excecional, que posicionará Guimarães como referência internacional em sustentabilidade, inovação e participação cívica.
Votado por unanimidade, o Plano Estratégico é um documento importante para que Guimarães apresenta à Comissão Europeia o seu modelo de governança, bem como o Plano de Comunicação, de Envolvimento e de Ações e Eventos para a Capital Verde Europeia 2026. Paralelamente, Guimarães assumirá a responsabilidade de integrar a direção da Rede de Capitais Verdes Europeias, reforçando o seu papel como referência na sustentabilidade e inovação ambiental.
No cumprimento das suas obrigações, Guimarães deverá definir e submeter à Comissão Europeia o Modelo de Governança da Capital Verde Europeia 2026, elaborar e apresentar uma proposta de agenda e ações, assinar a Carta de Compromisso com a Comissão Europeia, formalizando a organização da CVE e estabelecendo os eventos internacionais obrigatórios, incentivar o envolvimento ativo dos cidadãos e das diferentes partes interessadas, promovendo a sua participação nas iniciativas e eventos programados e redigir e submeter à Comissão Europeia Relatórios de Impacto, bem como Relatórios Intermédios e o Relatório Final, garantindo um acompanhamento rigoroso das ações implementadas.
O Plano assenta nas premissas de que 2025 será um ano de preparação intensiva, com etapas fundamentais para assegurar a implementação eficaz do programa da Capital Verde Europeia (CVE 2026) – “Guimarães rumo à Capital Verde Europeia 20206”, e de que 2026 será um ano de celebração de Guimarães como “Cidade de um Planeta / One Planet City”, com uma programação integrada que evidencie o compromisso com a sustentabilidade e a ação climática. Para tal, a Unidade de Missão-CVE2026 será composta por uma direção executiva, três comissões (Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão da Comunidade e Comissão de Acompanhamento), uma equipa de comunicação e uma equipa financeira. Com esta estrutura plural e transversal, a Unidade de Missão-CVE2026 reforça o compromisso de Guimarães em liderar pelo exemplo, posicionando a cidade como um território inspirador na sustentabilidade, inovação e ação climática