Félix da Costa quer mais pódios na Arábia Saudita
Com dois pódios obtidos em duas provas disputadas até agora, António Félix da Costa tem demonstrado uma performance de grande nível, aliada a uma inteligência em pista muito eficiente, que lhe permite liderar o campeonato. Ao 2º lugar do Brasil, juntou-se novo 2º lugar no México, mas a temporada ainda é longa e em Jeddah terão lugar duas corridas, uma já amanhã (6º feira) e outra no Sábado, pelo que muitos pontos em disputa para o fim-de-semana que se avizinha.
A grande novidade desta corrida, apenas a de 6ª feira, é a obrigatoriedade de uma paragem nas boxes para carregamento da bateria, mais conhecido por Pit Boost, o que vai obrigar os pilotos a novas estratégias, tanto na gestão de energia, como na altura e no tempo de paragem para o carregamento rápido, que será de 30 segundos para uma recarga de 10% da energia total.
António Félix da Costa: “Nesta pausa de um mês, além de ter corrido nas 24 horas de Daytona, eu e os meus engenheiros da Porsche focámos muito o nosso trabalho de simulador em avaliar as várias estratégias possíveis, agora que temos o PitBoost obrigatório para a corrida de 6ª feira. É uma novidade para todos, o que é interessante para o espetáculo, mas faz com que a estratégia seja ainda mais importante. Penso que estamos preparados e acredito que estaremos fortes aqui em Jeddah. O objetivo é trazer bons pontos para casa, se possível claro que ganhar, mas sobretudo manter a consistência e performance que temos mostrado nas primeiras duas corridas. O nível está muito alto, com várias equipas a mostrarem estar fortes, mas estou motivado e confiante para o fim-de-semana!”
Como já referido a corrida de 6ª feira terá uma paragem obrigatória nas boxes para carregamento da bateria, estimado em 30 segundos para uma recarga de 10%, através de um carregador plug-in. Esta paragem terá de ser cumprida quando os pilotos tenham entre 40% e 60% de energia, o que abre o jogo das estratégias para várias possibilidades, a juntar ao Attack Mode, que se mantem. Em relação ao circuito Corniche de Jeddah, o mesmo que recebe a prova do Mundial de Fórmula 1, mas com alterações no traçado, mais curto e apertado, com 3.001 km de perímetro, num total de dezanove curvas, com o posto de activação do attack mode colocado na curva 13.
De referir que António Félix da Costa (Porsche) lidera o Mundial de Fórmula E, com 37 pontos, seguido por Mitch Evans (Jaguar) e Oliver Rowland (Nissan), ambos com 25 pontos.
Hoje (6º feira), tem lugar nova sessão de treinos livres, seguida da qualificação, marcada para as 12h10, com transmissão em directo na Dazn5. A corrida terá lugar da parte da tarde, a partir das 16h30, com transmissão tanto na Dazn5, como no Eurosport 2. No Sábado a dose repete-se, com nova sessão de treinos livres e qualificação, marcada para a mesma hora (12h10), na Dazn 5. A corrida de Sábado tem novamente inicio ás 16h30, sempre na Dazn 5 e Eurosport 2.