Minho

Perícia diz que violador de Guimarães apresenta “risco de reincidência”

A perícia psicológica pedida pelo Tribunal de Guimarães ao ‘violador em série’ diz que Pedro Marques, 34 anos, apresenta “risco de reincidência”. A perita que examinou o agressor sexual concluiu que Pedro Marques tem perfil “calculista” e “emocionalmente frio” e que não interioriza a “responsabilidade pelos seus atos”.

O Tribunal de Guimarães tinha marcado para esta sexta-feira a leitura do acórdão do violador, mas a audiência foi reaberta para novas alegações, já baseadas na perícia médico-legal que ontem chegou ao processo.

Pedro Marques está acusado de 15 crimes, sete dos quais de violação, cometidos entre 2021 e 2023, em espaços públicos da cidade de Guimarães. O arguido está em prisão preventiva, desde agosto de 2023 e nega a prática dos crimes.

Na entrevista com a perita médico-legal, Pedro Marques assumiu dois dos 15 crimes, mas não os reconheceu como atos de violência sexual. Diz que um dos atos foi uma “relação extraconjugal” com uma mulher que conheceu através do Facebook e que foi “consentido”. Quanto ao outro – referindo-se à violação de uma jovem que estava com o namorado – foi “uma extorsão ao casal de namorados”.

A perita conclui que Pedro Marques tende a ter “ações planeadas e estratégicas” e que apresenta “resistência à mudança comportamental”.

As vítimas do violador de Guimarães são todas mulheres, duas ainda menores. A vítima mais nova é uma menina de 12 anos, que foi atacada quando caminhava sozinha.

O último ataque antes da detenção de Pedro Marques pela Polícia Judiciária de Braga, em agosto de 2023, aconteceu a escassos metros do Tribunal Judicial da cidade. Um casal de namorados foi ameaçado de faca e a rapariga teve que receber tratamento hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *