31 Instituições finalistas disputam “Prémios Mais a Norte”
A CCDR NORTE organizou e acolheu, na sua sede, no Porto, a apresentação dos 31 projetos finalistas ao júri dos “Prémios Mais a Norte”, uma iniciativa de promoção de projetos de sucesso na Região Norte. Numa sessão em formato “pitch”, os candidatos defenderam os seus projetos, expondo factos, argumentos e histórias para demonstrar o caráter inovador, transformador ou inspirador de cada projeto.
Estes 31 projetos finalistas resultam das 232 candidaturas apresentadas por mais de 200 instituições públicas e privadas do Norte do país aos “Prémios Mais a Norte”, promovidos pela CCDR NORTE, em parceria com o Jornal de Notícias (JN), com o objetivo de reconhecer, publicamente, projetos inovadores e boas práticas de desenvolvimento local e regional do Norte, em diferentes áreas da vida económica, científica, social e cultural, muitos dos quais com recurso a financiamento europeu.
No final da jornada de trabalho, o júri mostrou-se “unânime” quanto à “elevada qualidade dos projetos selecionados” e ao seu estatuto de “boas práticas de desenvolvimento regional”, antecipando “decisões difíceis” na designação dos vencedores.
Constituído pela Arquiteta Paisagista Teresa Andresen, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, pela ex-Presidente da CCDR NORTE Cristina Azevedo; pelo antigo Reitor da UTAD e Presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, Fontainhas Fernandes, e pela gestora cultural Francisca Carneiro Fernandes, o júri terá, agora, que decidir os prémios vencedores em cada categoria: “Norte + Inovador”, “Norte + Criativo”, “Norte + Sustentável”, “Norte + Inclusivo”, “Norte Civitas” e “Norte Ruris”, para além da distinção do “Prémio Mais a Norte”.
Haverá ainda lugar ao “Prémio do Público”, que será decidido através de uma votação online, no site https://premiosmaisanorte.pt/
A Gala de entrega dos Prémios decorrerá a 10 de abril.
Para o Presidente da Comissão, António Cunha, “a primeira edição dos “Prémios Mais a Norte” faz justiça ao carácter empreendedor, cultural e inovador do Norte de Portugal, estimulando o seu reconhecimento interno e externo, e a afirmação da Região. O papel da CCDR NORTE passa hoje, também, pelo marketing do território.”
Por sua vez, o Vice-Presidente da CCDR-NORTE para a área da Comunicação, Jorge Sobrado, refere que estes Prémios “são uma evidência de carne e osso da excelência da Região Norte, em áreas decisivas do nosso futuro coletivo, e são um propulsor de novas dinâmicas e casos de inovação, criatividade, inclusão ou sustentabilidade”.
Os Prémios “Mais a Norte” são uma iniciativa de posicionamento da marca regional NORTE nos valores da inovação e excelência e de promoção da agenda estratégica do NORTE 2030, sustentada em políticas e fundos europeus. Adicionalmente, a CCDR NORTE procura, através desta iniciativa, uma maior aproximação às instituições, empresas e cidadãos da região.