Minho

Leitura promove encontro intergeracional em novo ciclo da Braga 25

Esta sexta-feira, 28 de fevereiro, pelas 14h00, a sede da UMAR Braga acolhe a primeira sessão de Livros e Ação!. Este é um ciclo literário mensal que visa promover o convívio entre crianças e público sénior. Num projeto dedicado à literatura infantojuvenil, “Artur e Clementina” será a obra de estreia da iniciativa que culmina na produção de um pequeno objeto artístico.

Livros e Ação! resulta da parceria entre a UMAR Braga, o Projeto ART’THEMIS+ e a Rodamoinho Teatro, integrando a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura ao abrigo do programa Todo-o-Terreno. Todos os meses, este ciclo de leitura vai promover um encontro intergeracional, num total de dez sessões com entrada livre (limitada à lotação do espaço) realizadas ao longo do ano.

As obras literárias em análise são exclusivamente de tipologia infantojuvenil, ficando a leitura interpretada a cargo de Renata Flaiban, da Rodamoinho Teatro.

Posteriormente, guiado pela equipa da UMAR Braga/ART’THEMIS+, o público será convidado a refletir sobre os conteúdos abordados. As temáticas dos livros selecionados contemplam principalmente a cidadania, os direitos humanos e a igualdade de género.

Na parte final de cada sessão, miúdas/os e graúdas/os vão poder elaborar conjuntamente um objeto para que o diálogo se faça também por meio da criação artística plástica. Um processo que permite a quem participa levar consigo uma
recordação física daquele momento. 

“Artur e Clementina”, de Adela Turín com ilustrações de Nella Bosnia, é a obra escolhida para iniciar o projeto. A história retrata duas tartarugas marinhas que resolvem casar, sendo que é através dessa convivência que percebem algumas incompatibilidades, principalmente entre aquilo que gostam e aquilo que desejam. Os atritos da vida matrimonial vão originar uma conversa que promete pôr todas as pessoas a refletir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *