Minho

Ministro das Infraestruturas e Habitação assume compromisso de lançar em breve concurso público do Nó de Infias

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, foi recebido hoje, dia 26 de Fevereiro, por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão ficou marcada pelo compromisso assumido por Miguel Pinto Luz de avançar com o projeto de requalificação do Nó de Infias, uma intervenção que terá um custo de 15 milhões de euros e se tornou ´rapidamente uma prioridade pelas inúmeras vozes da região´ que alertaram para a necessidade de resolução deste problema.

“O contrato está assinado e tenho o compromisso das finanças de que o valor estará desbloqueado dentro de uma ou duas semanas para a Infraestruturas de Portugal (IP) poder lançar o concurso”, garantiu o Ministro, adiantando ainda que a obra, que servirá populações que vêm a Braga, enquadra-se numa visão de Braga enquanto cidade liderante de uma macro-região, o que torna a mobilidade um elemento ´absolutamente essencial´ para a convivência saudável com as cidades com quem Braga faz fronteira.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, manifestou a sua satisfação por este processo se encontrar na sua fase final. “É fundamental avançar com esta intervenção para minimizar o impacto desta via, que representa um dos principais pontos de congestionamento de trânsito da cidade e canaliza um elevado volume de tráfego proveniente dos concelhos vizinhos. Para este desfecho ser possível foi essencial o empenho do Ministro Miguel Pinto Luz no processo”, afirmou.

O projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 km de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.

Sobre outros desafios que se colocam na área da mobilidade sustentável no território, Ricardo Rio sublinhou que Braga, sendo o concelho do país que mais cresceu em população em valor absoluto, merece uma atenção especial do Governo. “Somos hoje uma cidade catalisadora de ligações com vários municípios vizinhos, pelo que olhamos com expectativa para a ligação de alta velocidade entre o Aeroporto do Porto e a Galiza, nomeadamente para a necessidade de criação de acessibilidades rápidas dos concelhos vizinhos à estação ferroviária de Braga”, referiu.

Outro ponto abordado pelo Edil foi a possibilidade de permuta da tutela da Variante do Cávado (Município) com a Avenida António Macedo (IP), uma zona que atualmente se insere no ´coração da cidade´ e que absorve um grande volume de trânsito de atravessamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *