Bracarense Pedro Lima nomeado para os Prémios PLAY
Já são conhecidos os nomeados para a sétima edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, com data marcada para 3 de abril no Coliseu dos Recreios e o músico natural de Braga, Pedro Lima, faz parte do leque de nomeados na categoria de Melhor Álbum de Música Clássica e Erudita.
O jovem músico Pedro Lima está nomeado com o seu disco de estreia “Talkin(g) (A)bout My Generation”. É um disco que reúne um conjunto de obras escritas ao longo dos últimos anos e se assume como uma mediação artística sobre traços identitários de uma geração, em que os conflitos, a política, a internet, os memes, a identidade, a vida na selva digital e a (re)conquista do espaço têm sido fatores estruturantes para a definição do futuro.
Pedro Lima tem-se revelado como uma das vozes mais ativas, desafiadoras e pertinentes, no contexto da música contemporânea nacional e internacional.
A sua música procura explorar universos sonoros próprios de um meio eclético, adjacente a alguém que cresceu a ouvir música eletrónica, hip-hop e integrou uma banda de rock-progressivo no decurso do seu crescimento. A composição dita “erudita” revelou ser a tela em branco de perfeitas dimensões, e lá se têm materializado uma série de “‘investigações” tímbricas, harmónicas, estruturais, e nas suas partituras manifestam-se ideias singulares e extravagantes que assumem diferentes formas e expressões que variam mediante o contexto onde pretendem existir.
Natural de Braga, Pedro Lima é um destacado jovem compositor português. Formou-se no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e, em 2017, ingressou no Mestrado em Opera Making & Writing, na prestigiada Guildhall School of Music and Drama. Com 21 anos, estreou a primeira peça para orquestra e um ano depois, venceu o Prémio de Composição da Sociedade Portuguesa de Autores. Após uma residência na Casa da Música em 2019, escreveu Talking About my Generation (2019), peça que dá nome ao disco de estreia do compositor.
O disco foi editado pela Artway Next.