Galiza e Norte de Portugal reúnem mais de 90 empresários para debater destino turístico comum
A Eurorregião Galícia-Norte de Portugal, AECT, finalizou duas jornadas de trabalho, realizadas em Portugal e Galiza, com a colaboração de Turismo do Porto e Norte de Portugal, ATP e Turismo da Galícia, e com a assistência técnica do Clúster de Turismo da Galícia.
As mesas de trabalho contaram com mais de 90 empresários galegos e portugueses do setor, que foram realizadas na Galiza e no Norte de Portugal. Esta ação desenvolveu-se no âmbito do projeto ClusterTur_GNP cofinanciado pela União Europeia através do programa INTERREG 21-27.
Durante estas sessões, os principais atores da Eurorregião centraram-se num objetivo comum: fortalecer a cooperação transfronteiriça no âmbito turístico e especialmente entre os empresários do mesmo e debater sobre a vontade de criação de um destino de escala promovendo-se de forma conjunta.
Este encontro tinha como objetivo facilitar a troca de ideias e a criação de sinergias entre os participantes, com uma abordagem dinâmica e participativa na elaboração de estratégias turísticas conjuntas para o território. Estas mesas de trabalho fazem parte do processo de diagnóstico do turismo transfronteiriço, um passo-chave para definir a estratégia do Clúster Transfronteiriço de Turismo Galícia-Norte de Portugal.
Os cerca de 90 empresários da Galiza e do Norte de Portugal, presentes nestas jornadas de trabalho, enriqueceram a ideia com as suas contribuições e não hesitaram em apoiar esta visão de futuro. Além disso, propuseram a criação de uma entidade de gestão do destino, destacando também a necessidade de melhorias, como uma melhor e maior conectividade, com foco na alta velocidade. Manifestaram, ainda, uma grande vontade de criar um destino de escala mais ambicioso e com maior notoriedade internacional.
O ClusterTur_GNP, cofinanciado pela União Europeia através do programa INTERREG 21-27, tem como objetivo consolidar a Eurorregião como um destino turístico de referência, aproveitando a sua rica diversidade cultural, paisagística e gastronómica, unindo dois destinos consolidados e aproveitando sinergias para um destino em maior escala.