Minho

Guimarães certificada como Destino Turístico Sustentável: um passo na construção de um futuro mais verde

Desde 2013, Guimarães tem sido palco de uma transformação sustentável profunda, fruto de uma estratégia de governança que antecipa a Agenda 2030 e promove o envolvimento de toda a comunidade. O galardão de Capital Verde Europeia 2026 é uma prova desse compromisso, agora reforçado com o reconhecimento Bronze da EarthCheck no processo de certificação de Destino Turístico Sustentável. O processo de certificação desta importante entidade internacional é, por definição, progressivo, iniciando sempre pelo bronze, e podendo progredir até à distinção máxima. Ainda em 2025, Guimarães poderá conquistar a certificação Prata.

Para Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, este é um passo fundamental para afirmar Guimarães como referência internacional no setor: “Esta certificação é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver e um compromisso para o futuro. Queremos que Guimarães continue a crescer enquanto destino sustentável, promovendo um turismo responsável e alinhado com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo. Esta distinção reforça a nossa estratégia de valorização do território, beneficiando não só os visitantes, mas sobretudo a nossa comunidade.”

“Este é um reconhecimento de todo o setor, dos vários stakeholders do Turismo comprometidos com a dupla transição, e de toda a gestão do território, assente na Ecossistema de Governança 2030, com a sustentabilidade ambiental como eixo transversal das políticas públicas”, acrescentou.

A certificação da EarthCheck trata-se de um selo de qualidade ambiental que reflete a integração da sustentabilidade nas políticas públicas do concelho. Através da criação de uma Destination Management Organization (DMO), foi possível estruturar uma equipa multidisciplinar dedicada à gestão administrativa do processo, alinhando estratégias e políticas com os padrões internacionais da EarthCheck Destination Standard (EDS).

Este trabalho tem como base o Ecossistema de Governança Guimarães 2030 que congrega atores públicos, privados e académicos num modelo inovador de gestão participativa. Foi esse ecossistema que garantiu a Guimarães distinções como o Município mais Sustentável do País por três anos consecutivos, a seleção como uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade carbónica até 2030 e, mais recentemente, a designação de Capital Verde Europeia 2026.

No setor do turismo, a certificação representa um passo essencial para consolidar Guimarães como destino de referência. Através da integração do turismo no Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável 2020-2021 e da participação em projetos europeus como o Greentour, bem como da promoção e formação do setor para os selos GreenKey, foram adotadas medidas para garantir a preservação dos recursos naturais e a valorização da identidade cultural local.

O compromisso é claro: um turismo sustentável que respeite o património, promova a economia local e assegure a satisfação dos visitantes. Esta certificação valida esse percurso e abre portas para novas oportunidades, consolidando Guimarães como um modelo a seguir na transição para um futuro mais verde e responsável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *