DESPORTO

Expansão da Cidade Desportiva, curso do IPCA e reedição do livro de Fernando Castro em destaque no novo Observatório do Desporto de Guimarães

O Município de Guimarães apresentou mais uma edição do Observatório do Desporto, um ciclo de encontros com entidades ligadas ao desporto, atletas e adeptos das diversas modalidades praticadas no concelho. Esta sessão contou com a participação do vereador do Desporto e da Juventude, Nelson Felgueiras, do arquiteto Paulo Castelo Branco, da diretora da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, Carolina Vila Chã, e do investigador Fernando Castro.

O Instituto de Design de Guimarães, no centro da cidade, acolheu a sessão de fevereiro de 2025 do Observatório do Desporto, um programa que visa alinhar projetos e ideias para o setor no concelho vimaranense em colaboração com as entidades desportivas locais. Durante a sessão, Nelson Felgueiras apresentou três eixos estratégicos para o futuro do desporto e do bem-estar social no concelho, os quais servirão de base para as políticas públicas do Município de Guimarães. Estas diretrizes serão desenvolvidas através de debates e contributos das coletividades associativas da região.

Entre as iniciativas destacadas esteve a expansão do Parque da Cidade Desportiva, que contará com um novo recinto relvado, infraestruturas extra-desportivas, restaurante e um bar panorâmico. O projeto será executado em duas fases, prevendo-se, numa segunda etapa, a construção de um pavilhão gimnodesportivo com salas multifunções. A área total do terreno é de aproximadamente 30 mil metros quadrados, situada entre o Hospital da Luz e a nova rotunda de acesso ao Parque da Cidade Desportiva, e incluirá ainda um parque de estacionamento. Este equipamento pretende dar resposta às necessidades do GRUFC Rugby e do SARC Salgueiral.

Num território cada vez mais ligado ao desporto, Guimarães referencia toda a área entre o Salgueiral e Veiga de Creixomil como um novo ecossistema desportivo. Atualmente, esta zona já alberga o Multiusos de Guimarães, o Complexo de Piscinas da Tempo Livre e as Pistas Gémeos Castro. Com a construção deste novo recinto – que contará com oito balneários, um gabinete médico e um campo de 100×70 metros – e a edificação da futura Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, este ecossistema será significativamente reforçado. Os terrenos para a Escola já foram adquiridos pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), na zona dos Cães de Pedra, junto à Escola-Hotel, consolidando um importante campus universitário na cidade de Guimarães.

A chegada da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos representa um marco fundamental para a região, reforçando a ligação do território ao desporto e criando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento do ecossistema desportivo de Guimarães.

“É acrescentar cidade à cidade. Guimarães tem condições para criar, neste local, uma ideia de continuidade urbana, com todos os projetos a nascerem e a interligarem-se quase naturalmente”, sublinha Nelson Felgueiras. O projeto de construção da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, que atualmente tem em vigor a licenciatura em Desporto – o único curso público da área no distrito –, encontra-se em fase de auscultação. As aulas práticas e teóricas continuam a decorrer entre o Campus de Couros e as diversas infraestruturas da Tempo Livre.

A sessão do Observatório do Desporto encerrou com a apresentação e oferta da reedição do livro História do Desporto em Guimarães, da autoria de Fernando Castro, dez anos após a sua publicação, ano em que Guimarães foi Cidade Europeia do Desporto. Esta edição revista e ampliada destaca modalidades que surgiram no concelho na última década, como a ginástica, e outras que estavam adormecidas mas que tiveram um crescimento exponencial. “A história desportiva de Guimarães é riquíssima, cheia de pormenores e factos interessantes. Até aos anos 50, a cidade respirava essencialmente futebol, mas o surgimento de clubes e associações como a Coelima ou o Círculo Arte e Recreio trouxe novas modalidades, que hoje estão plenamente implementadas no concelho”, afirma Fernando Castro.

Esta “bíblia” do desporto vimaranense será entregue a diversas entidades desportivas locais ao longo dos próximos dias, para uma melhor consulta e acesso público à memória desportiva do concelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *