Primeiro festival de hip-hop exclusivamente feminino acontece na Braga 25
A 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, a cidade de Braga vai ser o palco de estreia do Cindy’s Sisters, o primeiro festival em Portugal totalmente dedicado ao talento feminino nas quatro vertentes do hip-hop: rap, beats, graffiti e breaking. A iniciativa integra o programa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. O primeiro dia do evento ficará marcado pela presença de Muleca XIII, nome consolidado da comunidade, em dose dupla.
Muleca XIII estará no Cindy’s Sisters para dois momentos: uma oficina de graffiti e um concerto de celebração de quase duas décadas de rimas. No dia 8 de março, sábado, pelas 21h30, o antigo Quartel de Bombeiros Sapadores de Braga, na Rua do Ferraz, abre pela primeira vez as portas à cultura. Receberá o concerto da rimadora, compositora, intérprete, pintora e educadora natural do Rio de Janeiro. A entrada é livre.
A marca distintiva da rapper é a métrica acelerada (fastflow) de alta profundidade, sem pecar na qualidade melódica, e é especialista na rima de improviso (freestyle). Os temas sociais e políticos integram frequentemente a sua arte e, desde 2014 a viver em Portugal, é um dos talentos indeléveis do hip-hop tuga.
A oficina de graffiti que acontece no mesmo dia, à tarde, tem já todas as vagas preenchidas, mas o resultado deste momento inédito em Braga poderá ser depois apreciado por todas e todos. Os participantes vão pintar as paredes exteriores da Piscina Municipal das Parretas, uma possibilidade há muito desejada pela entidade local parceira do Cindy’s Sisters, a Associação Parretas Team, que desenvolve trabalho social e de proximidade com os habitantes do Bairro das Parretas.
Também de tarde, na sede da referida associação, na Alameda da Fonte, pelas 15:00, Beatriz Freitas, locutora e entrevistadora independente, e Lia Pereira, jornalista do Expresso e da Blitz, juntam-se para conversar sobre o papel dos comunicadores na promoção da igualdade de género na cultura e, em particular, no hip-hop. A conversa, moderada pela jornalista Sara Sofia Gonçalves, é a primeira de um ciclo de quatro.
Cindy’s Sisters propõe ser um espaço para a programação, discussão e capacitação das mulheres no hip-hop, mostrando que é possível construir uma proposta diversa, geracional e geograficamente, cobrindo as quatro vertentes desta cultura, inteiramente no feminino.
O festival acontecerá ainda nos dias 17 de maio, 12 de julho e 13 de setembro, nos quais receberá os talentos emergentes de Máry M e Gabi e a pioneira galega Wöyza, respetivamente. Cindy’s Sisters, integra a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura no âmbito do programa Todo-o-Terreno.