Minho

Guimarães assinala o Dia da Proteção Civil com atividades de sensibilização

Guimarães, comprometida com o reforço da resiliência e segurança do seu território, assinala o Dia Internacional da Proteção Civil com um conjunto de atividades voltadas para a sensibilização e capacitação da comunidade. Esta efeméride, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil e reconhecida oficialmente em Portugal desde 2008, tem como objetivo consciencializar os cidadãos para a importância da prevenção e da resposta a emergências.

Dando continuidade ao Objetivo Estratégico 1 da Proteção Civil Municipal – que visa a sensibilização e autoproteção da população – o Município de Guimarães, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, organiza no dia 6 de março uma Ação de Sensibilização dirigida aos Delegados dos Clubes da Proteção Civil do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário. O tema âncora da sessão será “Sismos – Preparar o Imprevisível”, numa iniciativa coorganizada com o Laboratório da Paisagem. A videoconferência será realizada a partir da Escola de Poças, em Ronfe, onde, posteriormente, terá lugar uma sessão de sensibilização com recurso ao Jogo Didático da Proteção Civil .
Ainda no dia 6 de março, às 14h30, os alunos do Curso de Proteção Civil e Gestão do Território da Universidade do Minho realizarão uma visita ao Centro de Operações Integradas , onde os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil farão uma apresentação sobre as funções, instalações e dinâmica do serviço. O objetivo é proporcionar um melhor conhecimento sobre a estrutura organizativa e o funcionamento deste serviço essencial na gestão e resposta a situações de emergência.

Com esta programação, Guimarães reafirma o seu compromisso com a promoção de uma comunidade mais informada, preparada e resiliente, garantindo que os cidadãos tenham acesso a informação essencial para atuar em situações de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *