Município de Braga inicia processo de certificação ambiental
Assumindo como principal objetivo a implementação de um sistema de gestão ambiental (NP 14001), o Município de Braga deu início a um ciclo de ações de sensibilização para a totalidade dos seus colaboradores.
As ações de sensibilização foram encetadas por via de uma sessão para técnicos superiores e encarregados. Neste seguimento e cumprindo a calendarização das ações, foram também abrangidos os colaboradores afetos ao Estaleiro.
Com a colaboração das empresas municipais/intermunicipais (AGERE e BRAVAL), os colaboradores terão informação sobre as novas obrigações e desafios ambientais que os Municípios enfrentam. No que se refere à matéria sobre resíduos, os temas abordados nas ações de sensibilização centram-se na economia circular; sustentabilidade ambiental; política dos 3 R´s (reduzir, reutilizar, reciclar) e bio resíduos.
O vereador Altino Bessa destaca o compromisso em promover uma gestão ambiental responsável, assegurando que todos os colaboradores estejam devidamente informados sobre as novas obrigações e desafios ambientais.
“Estamos perante um projeto ambicioso. Temos tentado chegar às pessoas por via de um trabalho em rede que, estou certo, é o ‘ingrediente’ certo para envolver todos neste e noutros projetos”, refere.
Altino Bessa destaca a parceria com as empresas municipais AGERE e BRAVAL para o sucesso das nossas ações de sensibilização ambiental.
O percurso delineado no âmbito desta certificação traz as seguintes vantagens: melhoria da gestão ambiental, reduzindo a quantidade de resíduos e a utilização de energia; melhoria da eficiência, minimizando os custos de funcionamento dos serviços; redução de riscos e acidentes ambientais.
O Município já se encontra certificado em matéria de qualidade pela norma NP 9001 procurando, sobretudo, melhorar a qualidade dos serviços e eficácia dos processos internos.