Joana Providência apresenta a sua nova criação infantojuvenil em Braga
No sábado, 15 de março, às 11h00, o Pequeno Auditório recebe os mais novos para a apresentação da mais recente criação de Joana Providência – ‘O Duelo e Outras Histórias’.
Este espetáculo, interpretado por Joana Mont'Alverne, parte das obras infantis ‘O Duelo’, de Inês Viegas Oliveira, ‘A Manta’, de Isabel Minhós Martins e ‘Daqui Ninguém Passa’, de Isabel Minhós Martins com ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Cada uma das histórias aborda temáticas referents a algum tipo de conflito: em A Manta, é abordada a história de uma avó que desaparece e deixa uma manta de retalhos de herança, gerando uma briga de família; O Duelo retrata a história de dois homens que discutem há tantos anos que não sabem o porquê de terem começado a discutir; já em Daqui Ninguém Passa, aprendemos a história de um general que queria ser o herói de uma história mesmo sem fazer nada de especial.
Joana Providência é uma coreógrafa e intérprete nascida em Braga. Integra, desde 1995, a Academia Contemporânea do Espetáculo, onde é docente no curso de Interpretação. Faz parte da companhia de teatro promovida por essa entidade, a ACE/Teatro do Bolhão, sendo membro da sua direção artística. No seu trabalho coreográfico, Joana Providência tem desenvolvido uma linguagem pessoal de composição, onde privilegia a relação intérprete/coreógrafo. Das suas criações, destacam-se Rumor (2018), a partir da obra de Christian Boltanski, Território (2014), a partir da obra de Alberto Carneiro, e Mecanismos (2010).
Este espetáculo integra o programa Supracasa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. Supracasa é um programa de apoio à criação artística nas artes performativas, proporcionando também uma plataforma para a sua divulgação.
Esta sessão terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Bilhetes para O Duelo e Outras Histórias a 2,5€ no Theatro Circo, locais habituais, e online em https://www.bol.pt