Minho

Deputados do PSD visitam ‘Petrotec’ em Guimarães

A empresa Petrotec, com sede no Parque Industrial de S. João de Ponte, instalou uma nova unidade de produção na Póvoa de Lanhoso dedicada ao fabrico de carregadores elétricos, rápidos e ultrarrápidos. A nova fábrica representa um investimento de quatro milhões de euros e criou 50 novos postos de trabalho. Esta nova fábrica, a quinta do grupo vimaranense, pretende reforçar a aposta da empresa no setor da mobilidade sustentável.

“Esta nova fábrica e estes novos postos de trabalho são um sinal muito positivo da capacidade das empresas do nosso concelho na aposta em inovação e diversificação. Esta aposta da Petrotec merece o nosso elogio por também significar o reforço da aposta da empresa no setor da mobilidade sustentável, que assume particular relevância e importância no contexto das preocupações ambientais, com forte aposta na inovação e na energia limpa, com o desenvolvimento de hardware e software inovador no setor da mobilidade”, enalteceu Ricardo Araújo, apesar de “lamentar que essa nova unidade não tivesse ficado instalada em Guimarães, o que mais uma vez revela as fragilidades e falta de atratividade do nosso concelho para fixar e captar investimento”, no final da visita que o grupo de deputados do PSD eleitos pelo distrito de Braga realizou à empresa, na sua sede no Parque industrial de Ponte.

Aquela visita de delegação de deputados do distrito de Braga, liderada pelo deputado Ricardo Araújo, com a presença de Emidio Guerreiro, Jorge Paulo Oliveira, de Famalicão, e Joaquim Barbosa, de Braga, serviu para comprovar que a Petrotec é o maior fabricante europeu de equipamentos para postos de abastecimento de combustível, presente em toda a cadeia de valor da mobilidade, com soluções para o setor do Oil&Gas, para a mobilidade elétrica e para o hidrogénio.

De acordo com as informações avançadas aos deputados do PSD pelos responsáveis da Petrotec, numa uma primeira fase, a unidade vai estar preparada para fabricar anualmente 3.000 carregadores rápidos e ultrarrápidos, na sua maioria, destinados a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia.

A nova aposta no hidrogénio surge através da Hellonext, a nova aposta que pretende acelerar o posicionamento da empresa como uma das principais marcas europeias do setor. “Esta nova aposta e unidade industrial representa um passo decisivo no sentido de posicionar a Petrotec como um dos principais atores europeus no ecossistema de mobilidade inteligente, sustentável e acessível, o que merece o nosso elogio e incentivo. Devemos apoiar e dar todas as condições a estas empresas para que consigam crescer e desenvolver a sua atividade da melhor forma, criando mais valor acrescentado, diversificando a oferta e afirmando a nossa região no contexto nacional e europeu”, concluiu Ricardo Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *