Criador Júlio Cerdeira leva o espetáculo ‘HIDE TO SEEK’ ao Theatro Circo
No sábado, 22 de março às 21h30, o Pequeno Auditório do Theatro Circo recebe o primeiro de dois espetáculos de Frente e Verso – HIDE TO SEEK, de Júlio Cerdeira.
Frente e Verso convida ao olhar prismático e à perspetiva cruzada, partindo da premissa de que coexistimos num mesmo Tempo – somos Contemporâneos – e, por isso, nos inquietam temas semelhantes, que abordamos a partir de narrativas e vocabulários que resultam do mesmo contexto histórico. HIDE TO SEEK, de Júlio Cerdeira, e Limbo, de Victor de Oliveira, são os espetáculos selecionados para o Frente e Verso de 2025, pela forma como exploram a
expressão ou ocultação da identidade como ferramenta para a transformação ou lugar de incerteza e ansiedade.
HIDE TO SEEK pretende pensar a máscara como cristalização de uma expressão, estado de espírito, identidade e entidade, mas também como possibilidade de identificação ou desidentificação para o surgimento de uma corporeidade distinta. Num jogo tenso e num ritual de escondidas do corpo (em inglês, hide and seek), redefine-se a cada gesto, deixando-se transformar pelo seu reposicionamento sucessivo. Procura-se um diálogo evidente entre forma estanque e forma alterável, entre o singular e o coletivo, que permita a impressão da máscara sobre o rosto e a invocação de alteridade no corpo.
Júlio Cerdeira é intérprete e criador nas áreas da dança e da performance, e cofundador da BANQUETE, estrutura que desenvolve trabalho na área da investigação e criação em artes performativas.
Este espetáculo integra o programa Supracasa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. Supracasa é um programa de apoio à criação artística nas artes performativas, proporcionando também uma plataforma para a sua divulgação.
Bilhetes para HIDE TO SEEK a 9€ (4,5€ c/ cartão Quadrilátero) no Theatro Circo, locais habituais, e online em https://www.bol.pt