O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, inaugurou em Cabanelas, no concelho de Vila Verde, a sede da Associação de Beneficiários do Regadio do Cávado. Um investimento na ordem dos 500 mil euros que está integrado na estratégia de valorização da produção agrícola no território.
“Na agricultura, ganha ainda maios importância a obrigação de utilizarmos bem todos os recursos que temos à nossa disposição. Temos de aproveitar as vantagens do nosso território, para produzirmos mais e ainda com maior qualidade”, defendeu José Manuel Fernandes, vincando o trabalho que está a ser desenvolvido na capacitação do setor.
Dando conta que Portugal logrou, em 2024, reduzir o défice agroalimentar em 600 milhões de euros, o Ministro apontou à necessidade de continuar a luta pela simplificação e contra a burocracia, a aposta na modernização e investigação, assim como na recuperação dos serviços e poderes do Ministério da Agricultura.
“Não podemos ter um país de pequenos poderes que depois andam a atropelar-se uns aos outros”, repudiou José Manuel Fernandes. Em seu entender, os investimentos a fazer para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade das pessoas “não podem demorar tanto tempo a concretizar-se”, até porque “há muito a fazer e precisamos de fazer mais, melhor e mais depressa”.
O cenário serviu também para enquadrar o processo do edifício-sede da Associação de Beneficiários do Regadio do Cávado – a entidade gestora do aproveitamento hidroagrícola de Sabariz-Cabanelas.

Como sublinharam a presidente da Junta de Freguesia, Anabela Rei, e o líder da associação de regantes, Fernando Xavier, a inauguração foi o culminar de “uma luta com 20 anos”.
Com o envolvimento de diferentes instituições – Ministério da Agricultura e Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Regional, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associação –, conseguiu-se em três anos concluir a obra e salvar ‘in extremis’ o projeto que esteve em risco de perder o financiamento.
“Com grande determinação e muita persistência, conseguimos concluir o projeto da sede adequada às necessidades e às realidades do nosso território”, afirmou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.

A autarca fez questão de destacar a aposta do Município na agricultura como um setor nevrálgico para o desenvolvimento sustentado do concelho, que se afirma também como referência ao nível da gastronomia.
“A nossa mesa, os pratos tão apreciados da nossa gastronomia, são também reflexo da agricultura de qualidade que queremos e que promovemos no nosso território”, apontou Júlia Rodrigues Fernandes.
