Dominique Dias avança como independente à Junta de Freguesia de Rendufe
Dominique Dias anunciou, “com entusiasmo”, a sua candidatura independente a Presidente da Junta de Freguesia de Rendufe para o quadriénio 2025-2029. “Decidi reunir um grupo de rendufenses motivados, que querem contribuir para o desenvolvimento da nossa freguesia. Acredito que Rendufe tem um enorme potencial e precisa de um novo dinamismo. Recusei seguir a velha tradição de escolher candidatos apenas com base em ligações familiares para garantir votos. Optei por pessoas da minha confiança, com vontade de trabalhar e genuinamente empenhadas no desenvolvimento da freguesia”.
Nascido em Lyon, França, reside em Rendufe desde 1989. “Apesar de não ter nascido nesta freguesia, considero-me, sem dúvida, rendufense”, começa por referir numa nota de apresentação da sua candidatura, o técnico de Informática na Escola de Medicina da Universidade do Minho há 25 anos. “Além da minha vida profissional, gosto de me manter ativo e em forma, sendo um apaixonado por caminhadas, ginásio e BTT. Tenho também um grande apreço pela fotografia e pela natureza”.
Atualmente, desempenha funções como Presidente da Assembleia de Freguesia (mandato 2022-2025), “um desafio que tenho procurado cumprir com lealdade, respeito, educação e imparcialidade. O meu objetivo sempre foi encontrar soluções pacíficas, promovendo um ambiente de entendimento entre os membros da assembleia e a comunidade rendufense. Acredito que os valores com que fui educado são essenciais na vida pública e mantenho-me fiel a essa forma de estar”.
É o atual Presidente da Associação Rendufe em Movimento, criada em 2022 com o intuito de dinamizar a freguesia através de eventos recreativos, sociais e culturais. Entre as iniciativas já realizadas destacam-se o Curso de Bordados, o Dia da Família, o Magusto da Freguesia, o Concurso de Maios, a ação SOS Ucrânia, a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, e mais recentemente o Sunset na Moleira. Importa salientar que esta associação não está vinculada à Junta de Freguesia, beneficiando apenas do mesmo apoio monetário atribuído a todas as restantes associações de Rendufe.
Contudo, durante estes três primeiros anos de atividade, “prescindimos desse apoio financeiro, tendo conseguido concretizar todas as iniciativas exclusivamente graças ao esforço e dedicação voluntária dos nossos associados”.
Com uma participação “bastante ativa” na freguesia, Dominique dias já fez parte das comissões das festas que se realizam em Rendufe (S. Brás das Silvas e Nª. Srª. Das Neves). Acompanha, “sempre que posso”, o Rendufe Futebol Clube, participa também nas provas realizadas pelo CCR (Clube de Ciclismo de Rendufe) e também nas caminhadas realizadas pela AAMR (Associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe).
“O contacto e convívio com as pessoas é, para mim, fundamental para o desenvolvimento duma freguesia”, atira o candidato.
A minha candidatura será apresentada através de uma lista independente (lista de cidadãos eleitores). Decidi reunir um grupo de rendufenses motivados, que querem contribuir para o desenvolvimento da nossa freguesia. Acredito que Rendufe tem um enorme potencial e precisa de um novo dinamismo. Recusei seguir a velha tradição de escolher candidatos apenas com base em ligações familiares para garantir votos. Optei por pessoas da minha confiança, com vontade de trabalhar e genuinamente empenhadas no desenvolvimento da freguesia.
Tenho várias ideias para o futuro de Rendufe, mas, para já, não apresentarei um programa detalhado. No entanto, posso garantir uma coisa com total convicção: estou aqui para servir a freguesia.