O presidente do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo acusou, a gestão municipal do Partido Socialista (PS) na Câmara Municipal de Guimarães de “não cumprir as promessas que fez de requalificar as escolas Santos Simões e da Cruz da Argola”.
“Percebemos hoje que estas são mais duas obras que o Partido Socialista anunciou, que se comprometeu e que ficam, não diria para as calendas gregas, porque felizmente a partir de outubro eu espero que nós possamos vencer as eleições autárquicas e nessa altura vamos assumir estas obras como absolutamente prioritárias e portanto, aí sim, elas vão avançar. Mas já percebemos que na parte do Partido Socialista são mais dois compromissos que estão completamente esquecidos, na gaveta e atrasados, porque simplesmente foram completamente relegados para segundo plano, mesmo quando são duas intervenções absolutamente prioritárias”, afirmou Ricardo Araújo, no final da reunião do executivo municipal.
O presidente do PSD e candidato a presidente da Câmara Municipal de Guimarães acrescentou que “afirmo o que eu sempre disse e volto a dizer em relação à Escola Santos Simões e à Escola da Cruz da Argola, que é uma escola que precisa de intervenção e de requalificação há vários anos a esta parte e que nós não podemos continuar a afirmar sempre a grande importância da Educação, o valor estratégico da Educação, a Educação de qualidade que queremos oferecer e depois não sermos nada consequentes. Estas promessas por cumprir do PS estão a penalizar muito os vimaranenses e isto não pode continuar. Isto é mesmo para mudar a partir de outubro”, disse Ricardo Araújo.
Em concreto, “a Escola Básica da Cruz da Argola merece uma intervenção urgente, prioritária para que tenha a qualidade que é necessária e que nós queremos para Guimarães ao nível do ensino. De igual modo a Escola Santos Simões merece melhores condições de conforto, segurança e de aprendizagem, assim como novas valências que são necessárias no ensino atual. Daí, o meu compromisso de que estas duas requalificações são mesmo para avançar no curto prazo, assim nós vençamos as eleições autárquicas em setembro”.
Confrontado com a necessidade de assegurar um investimento de 19 milhões de euros, sem total poder de a autarquia poder obter fundos comunitários, Ricardo Araújo foi peremptório: “Eu avanço com essa obra porque estou absolutamente convencido, mas absolutamente convencido, que teremos financiamento comunitário. Aqui não tenho quase dúvida rigorosamente nenhuma, porque o Governo, já não estou a falar de financiamentos do PRR, o Governo já anunciou, este Governo já se comprometeu com o empréstimo junto do BEI (Banco Europeu de Investimento) para financiar precisamente esta segunda vaga de requalificação das escolas. Aliás, já foi uma pena que esta requalificação, no caso concreto da Santos Simões, não tivesse acontecido já no âmbito do PRR. Podia e devia ter acontecido. Esta é que é a verdade”, concluiu.
