Reduzir as filas de trânsito para ganhar tempo de vida.O líder do PS Vila Verde defende que o concelho precisa de um sistema de transportes públicos que garanta acessibilidade, dinamismo e qualidade de vida.
“Durante anos, tenho sonhado com a criação de uma empresa que consiga resolver os problemas de mobilidade que afetam, diariamente, os cidadãos da nossa terra”, afirma Filipe Silva.
Este sonho nasce da convicção que cada pessoa merece deslocar-se com facilidade e sem barreiras, o que facilita o dia a dia das pessoas, impulsiona o comércio local e dinamiza a economia.
A criação desta empresa de transportes “é mais que uma solução prática, é um marco na nossa história. A mudança contribuirá para a redução do trânsito e das emissões poluentes, tornando o ar mais limpo os espaços urbanos mais organizados e sustentáveis”
Dinamizar a economia
Segundo Filipe Silva, será, assim, possível, “garantir tarifas justas, oferecer um serviço de qualidade e modernizar Vila Verde, atuando como um motor de investimentos e dinamização do turismo, reforçando a identidade da nossa comunidade”. Para reforçar essa integração e promover uma mobilidade inclusiva, o plano prevê condições especiais para as viagens até Braga, criando uma ligação forte entre os municípios.
Após uma análise aprofundada, a recomendação é iniciar o projeto com autocarros elétricos, “pois essa opção alia sustentabilidade, eficiência operacional e viabilidade financeira. Os autocarros modernos serão equipados com WiFi, tomadas USB e assentos confortáveis, proporcionando uma experiência de viagem interativa e agradável aos passageiros”.
Além do transporte de pessoas, os autocarros são veículos de promoção do território, decorados para publicitar eventos, cultura e tradições, divulgando a cultura e dinamizando a economia.
Para envolver a comunidade, será levada à votação a escolha do nome da empresa, entre VilaBus ou TransVerde.