O antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amares, com uma vastíssima obra realizada no concelho é o Mandatário de Candidatura do Partido Socialista nas próximas Autárquicas.
Francisco Alves foi Professor de carreira ao longo de quase 40 anos, tendo-se aposentado em 2011. Cursou Filosofia na Universidade Católica de Lisboa, é licenciado em História pela Universidade do Porto e um dos maiores, senão o maior, conhecedor das tradições e cultura popular do concelho de Amares.
Foi responsável e Coordenador dos cursos de Património Cultural, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, nas áreas de “Jardinagem”, “Ferro Forjado” e “Bordados Artesanais em Linho”. Atualmente, é elemento da Direção da ATAHCA, de que foi cofundador, em 1991, entidade que tem gerido o Programa Leader da União Europeia.
Fez parte do Conselho de Administração da Escola Profissional Amar Terra Verde. Foi vogal da Comissão Executiva da Região de Turismo Verde Minho e foi, durante nove anos, Vice-Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares.
Na política, foi ainda membro da Assembleia de Freguesia de Ferreiros, deputado municipal e Vereador da Câmara Municipal de Amares, em quatro mandatos, com o pelouro da Cultura na maioria desse tempo, deixando profundas marcas do seu trabalho nessa área.
Outros cargos se destacam na sua vida política, como o de deputado da CIM-Cávado, em dois mandatos, mesário na Confraria da Senhora da Abadia e mesário na Santa Casa da Misericórdia de Amares, sendo atualmente o seu Presidente da Assembleia Geral.
Francisco Alves desempenhou durante 28 anos, o cargo de Diretor Artístico do Grupo Coral da Paróquia de Santa Maria de Ferreiros, Amares. Foi fundador, em 2001, das Marchas Antoninas de Amares, foi autor de poemas diversos, incluindo letras de Marchas Populares participantes nas Festas d’Amares, em honra de Santo António. Organizou e apresentou os inesquecíveis Cortejos Histórico Etnográficos de Amares, bem como fundou e planificou Feiras e Cortejos Quinhentistas, que, infelizmente, já não se realizam. É autor do Livro “O Linho, os Bordados e os Lenços de Namorados” Minho – Portugal, Terras d’ Entro Homem e Cávado, com a colaboração da artesã Sameiro Leão.
Publicou, semanalmente, durante um ano, através da Rádio Mais FM, crónicas sobre figuras típicas, tradições, usos e costumes de Amares. Bem como publicou no jornal Praça Local, diferentes artigos sobre o património cultural construído e sobre as tradições os usos e os costumes da região. Colaborou ainda e dirigiu o Jornal “A Voz da Abadia”.