Minho

Mensagens a exigir pagamento de serviços no Hospital de Braga são burla

Os utentes do Hospital de Braga estão a ser vítimas de burla, com recurso a falsas mensagens a exigir o pagamento de serviços ali prestados. O alerta foi feito, nesta segunda-feira, pela Unidade Local de Saúde de Braga (ULS), responsável pela gestão do hospital.

“A Unidade Local de Saúde de Braga alerta todos os cidadãos para a existência de mensagens SMS fraudulentas em nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), que constituem um esquema de phishing com o objetivo de obter pagamentos indevidos”, refere uma nota emitida pela ULS.

Segundo o mesmo aviso, as mensagens usadas na burla “referem-se, de forma enganosa, a valores em dívida relativos a serviços prestados no Hospital de Braga, apresentando uma entidade e referência para pagamento”. Mas tudo “é falso e fraudulento”.

Autoridades estão a investigar
A ULS Braga garante que “não envia mensagens SMS com referência e entidade para pagamento”. Explica ainda que “os valores devidos por serviços prestados no Hospital de Braga podem ser liquidados nas suas instalações, de forma presencial, ou via referência e entidade, enviadas através de uma carta oficial ou via e-mail, no caso de o utente solicitar”.

“Este esquema visa induzir os destinatários a realizar transferências bancárias que não têm qualquer ligação com o SNS ou com a ULS Braga”, asseguram os responsáveis.

O caso já foi denunciado e está a ser investigado pelas autoridades competentes, mas enquanto não se descobrem os autores da burla, a ULS de Braga apela a que os utentes “não respondam às mensagens nem sigam quaisquer instruções nelas contidas; eliminem de imediato as mensagens suspeitas; e, em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, reportem de imediato às autoridades policiais”.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também poderá gostar de ler

Minho

UMinho plantou 450 árvores para diminuir pegada carbónica

Ação decorreu na Encosta do Sol e envolveu cerca de 100 voluntários Os Serviços de Ação Social da Universidade do
Minho

Dia Mundial do Teatro em Braga

A Companhia de Teatro de Braga comemora este ano o Dia Mundial do Teatro com a estreia de As Troianas