Minho

Dia Mundial do Teatro em Braga

A Companhia de Teatro de Braga comemora este ano o Dia Mundial do Teatro com a estreia de As Troianas de Eurípides/ um testemunho!

As Troianas dão sequência ao trabalho de Rui Madeira sobre os clássicos gregos, depois de Bacantes e Oresteia. Em Bacantes definiu-se como “ A luta entre o Sagrado e o Profano. Um caminho de Imigrantes e de Confronto de Identidades”. Em Oresteia; “contou-se a história desta Europa, depois da segunda guerra mundial, alquebrada e moribunda, cansada da vitória. Dividida como uma família desavinda onde impera o ódio, a inveja e a intriga. E a reinvenção da Cidade num novo paradigma de Justiça.”

Agora com As Troianas / um testemunho! o centro da dramaturgia incide sobre as relações histórico-culturais, sociológicas e políticas entre as potências colonizadoras europeias em guerra não declarada às antigas possessões. A situação dos refugiados e especificamente as tragédias e genocídios dos Rohingya em Mianmar e dos Yazidi no Iraque.

No contexto desta criação terá lugar uma Lição / Debate sobre As Troianas de Eurípides, proferida por Ana Lúcia Curado, especialista de Estudos Clássicos da Universidade do Minho, à qual poderão assistir e participar todos os interessados.

A sessão será esta sexta-feira, 21 de fevereiro, pelas 19h, no Teatro Circo.

A entrada é livre!

O Espetáculo “As Troianas” estreia no dia 25 de março e estará em cena no Palco Principal do Theatro Circo até ao dia 27 de de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *