A candidatura de Catarina Ribeiro à Junta de Freguesia de Nespereira foi formalmente apresentada, com um discurso enfático e cheio de compromisso para com a comunidade local.
A candidata, que é natural da freguesia, mostrou-se determinada em trazer um novo rumo à sua terra, depois de anos de estagnação e má governação. Catarina destacou que a sua candidatura é “para Nespereira, por Nespereira”, com um foco total nas necessidades da freguesia e no seu potencial de desenvolvimento.
Durante o evento, que contou com a presença de Ricardo Araújo, candidato a presidente da Câmara Municipal, Eduardo Leite, segundo na lista da à Câmara Municipal de Guimarães e Nuno Vieira e Brito, presidente da concelhia do CDS, Catarina Ribeiro expôs os principais desafios que a freguesia tem enfrentado ao longo dos últimos anos. “Estou cansada de ver esta freguesia parada. O executivo atual não ouve, não cumpre e apenas rejeita propostas. A freguesia continua igual ao que era há quatro anos”, afirmou. Catarina destacou também que a falta de ações concretas e o bloqueio ao desenvolvimento da freguesia foram fatores decisivos para o seu desejo de mudança.
Com um forte sentido de missão, a candidata alega que é urgente pôr fim ao ciclo de estagnação e trabalhar por um futuro melhor para Nespereira. Para isso, apresentou várias propostas concretas. Entre elas, destacam-se a transformação do campo de futebol da Arrochela no primeiro mandato; a instalação de ecopontos e moloks para incentivar a reciclagem; a regulamentação de velocidade em ruas perigosas; a melhoria das condições do Parque de Lazer da Arrochela; e a criação de serviços de apoio para as famílias na época das férias escolares.
Catarina Ribeiro também abordou a necessidade de garantir mais segurança nas ruas, resolvendo os problemas de trânsito, nomeadamente na N105, e concluir obras importantes, como a calçada na Rua da Senhora dos Montes, que está inacabada há mais de 20 anos. “Esta candidatura é feita por pessoas, para pessoas e, acima de tudo, pelas futuras gerações. Eles merecem mais e melhor do que têm recebido”, concluiu.
Ricardo Araújo reforçou a confiança na candidatura de Catarina, destacando a sua dedicação à freguesia e ao trabalho comunitário. “A Catarina sabe bem o que quer para a sua freguesia. Ela é uma mulher da terra, trabalhadora e voluntária. E é com este espírito que trazemos a maior candidatura com mulheres à Junta de Freguesia”, afirmou.
Ricardo também abordou o momento político que Guimarães atravessa, dizendo que a cidade e a freguesia de Nespereira estão a viver o final de um ciclo. “O passado serve para aprendermos, mas é preciso refletir sobre o que realmente queremos para o futuro. Guimarães não pode continuar a perder população, a envelhecer sem oferecer oportunidades aos nossos jovens”, salientou.
Além disso, o candidato à Câmara Municipal destacou que é hora de “olhar em frente” e construir um futuro mais ambicioso para Guimarães, com melhor mobilidade, mais habitação e um crescimento económico sustentável. Reforçou a observação de Catarina Ribeiro, na urgência da resolução do caso da N105, um dos eixos principais de entrada e saída no concelho, que liga a cidade à zona sul do concelho. Entre as propostas concretas da coligação estão aumentar a frequência e acessibilidade ao transporte público rodoviário, com passes gratuitos para jovens e seniores e um passe mensal acessível para a restante população; aumento dos terrenos para construção, pública e privada, e agilização dos processos de licenciamento dos terrenos; atração de novas indústrias e empresas para o concelho; oferta de atividades sociais, culturais e desportivas para os seniores; e construção de creches e requalificação do parque escolar do concelho.
“Queremos Guimarães para todos, com mais qualidade de vida, melhores acessos ao emprego, saúde e educação. A mudança também começa aqui, em Nespereira, com a Catarina Ribeiro”, concluiu Ricardo Araújo.
Este evento marcou o início de uma campanha cheia de propostas e compromisso para fazer de Nespereira uma freguesia mais dinâmica, moderna e inclusiva. A Coligação ‘Juntos por Guimarães’ convida todos os cidadãos a se unirem a este movimento, que promete ser um
marco na política local, baseada em resultados concretos, transparência e proximidade com as pessoas.
