Minho

Candidaturas ao Programa Viva o Bairro decorrem de 16 a 31 de outubro

O Município de Braga e a BragaHabit lançam a 4.ª edição do programa Viva o Bairro, que volta a apoiar iniciativas locais de habitação e de coesão social em territórios prioritários.

Antes da abertura do período de candidaturas, terá lugar um workshop de capacitação no dia 4 de outubro, às 10h00, no Human Power Hub (Rua de São Domingos, 94B, 2.º andar, Braga). Esta sessão visa preparar e esclarecer os potenciais beneficiários sobre as regras e metodologias do programa, promovendo a participação ativa das comunidades.

As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente através do Balcão Digital da BragaHabit, entre os dias 16 e 31 de outubro. Podem candidatar-se Associações de Moradores reconhecidas pela BragaHabit e organizações sem fins lucrativos (formais e informais) que desenvolvam ou se proponham a desenvolver intervenções comunitárias nos bairros de Braga.

A dotação financeira aprovada para esta edição é de 200 mil euros. Cada projeto pode ser financiado até 20 mil euros, podendo atingir o valor máximo de 30 mil euros caso seja promovido por mais do que uma entidade e implementado em vários territórios.

O processo de seleção decorre entre 1 e 30 de novembro, seguindo-se o início formal do programa em dezembro, com a apresentação pública dos projetos financiados e assinatura dos protocolos de colaboração. A execução dos projetos decorrerá ao longo de 2026, estando a avaliação final prevista para janeiro de 2027.

Nas três primeiras edições, o Viva o Bairro apoiou 32 projetos locais, que contribuíram para o reforço da coesão social, a valorização comunitária e a melhoria das condições de vida em vários bairros de Braga. Esta iniciativa dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, privilegiando áreas como a Cidadania, Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Desporto, Saúde e Bem-Estar

Mais informações e formulário de candidatura disponíveis em www.bragahabit.pt.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também poderá gostar de ler

Minho

UMinho plantou 450 árvores para diminuir pegada carbónica

Ação decorreu na Encosta do Sol e envolveu cerca de 100 voluntários Os Serviços de Ação Social da Universidade do
Minho

Dia Mundial do Teatro em Braga

A Companhia de Teatro de Braga comemora este ano o Dia Mundial do Teatro com a estreia de As Troianas