Amares

PS de Amares pede ao executivo PSD que não destrua mais uma oportunidade para a secundária

O Partido Socialista de Amares (PS) acolheu com esperança o anúncio recente do aviso para financiamento de intervenções no âmbito do programa de recuperação e reabilitação de escolas, que traz nova oportunidade à Escola Secundária de Amares (ESA).

“Antes de outra consideração, justificam-se os seguintes esclarecimentos:

• Este aviso tem como um dos objetivos financiar a recuperação e reabilitação de escolas públicas identificadas com prioridade de intervenção “Muito Urgente”, como é o caso da ESA;
• O memorando de entendimento do Governo/ANMP, que classificou no Acordo Escolas a ESA como “Muito Urgente”, foi assinado pelo Governo PS de António Costa, em 2023;
• Neste espaço de tempo, como se lê nas atas de reunião de Câmara dos últimos anos, num espírito de colaboração, o vereador Pedro Costa desenvolveu diversos contactos com governantes e deputados parlamentares, e ao mesmo tempo que informava, exigia a devida preparação do dossier, no sentido de não se perder a oportunidade;
• A seu tempo, o Governo disponibilizou um aviso no âmbito do PRR, que por mero atraso do projeto e impreparação foi desperdiçado, tendo-se perdido a oportunidade deste financiamento a 100%.
• Não fosse o desleixo e a negligência do executivo PSD em funções em Amares, a ESA já estaria em obras, à imagem de outras contempladas.

Agora, sabendo deste financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), cujo contrato o Governo assinou em maio passado, a representação do PS no executivo tem chamado a atenção em quase todas as reuniões para a preparação sólida e atempada deste projeto.

Surgida agora a nova oportunidade de financiamento para a recuperação da ESA, exigimos ao executivo em funções e ao respetivo pelouro da educação uma atitude responsável, briosa e profissional, para que não se escreva um novo “capítulo negro” nesta novela em torno da recuperação da nossa Escola Secundária.

Independentemente do partido político ou movimento que possa ter mais ou menos peso no desenvolvimento deste processo, a nossa preocupação maior é com Amares, com a comunidade escolar e com a efetiva requalificação da ESA”.

Redação

Sobre o autor

Comente esta notícia

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também poderá gostar de ler

Minho

39 detidos no distrito de Braga

Operações da GNR na semana de 17 a 23 de fevereiro O Comando Territorial de Braga da GNR levou a
Amares

Estudo pioneiro vai medir felicidade dos colaboradores das IPSS de Amares

Um estudo científico sobre o índice de felicidade dos colaboradores das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Amares vai avançar