A Biblioteca Prof. Machado vilela de Vila Verde assinala amanhã, 16 de dezembro, o seu 30.º aniversário, com um programa especial pensado para todas as idades, celebrando a leitura, a cultura e a comunidade.
As comemorações têm início durante a manhã, com uma sessão dedicada aos mais novos, na qual Elisabete Pereira fará a leitura da sua mais recente história, “Amigos improváveis”. Já durante a tarde, será a vez de Casimira Faria encantar os leitores mais velhos, desfiando um conto especialmente pensado para este público.
O ponto alto da celebração acontece às 17h00, com um encontro aberto a toda a comunidade — velhos e novos, pequenos e graúdos, maduros e menos maduros — para celebrar três décadas de vida da Biblioteca.
Neste momento festivo, será prestado um tributo ao fundador da Biblioteca, o professor José António da Mota Alves, reconhecendo o seu contributo determinante para a criação e afirmação deste espaço cultural, que é de todos.
Será ainda inaugurada uma exposição que reúne obras de 30 autores e autoras apoiados pelo Município, muitos dos quais apresentaram os seus livros nesta Biblioteca ao longo dos anos, testemunhando o seu papel ativo na promoção da criação literária.
O programa inclui ainda leituras, música, momentos de conversa e reencontro, culminando com o tradicional bolo de aniversário, para partilhar entre todos.
Porque, parafraseando Natália Correia, “a cultura, tal como a poesia, também é para comer”, esta celebração quer ser, acima de tudo, um momento de partilha e proximidade.
Até ao dia da festa, a Biblioteca deixa como prenda de aniversário um poema de Maria Teresa Horta dedicado às Bibliotecas, celebrando estes lugares de memória, liberdade e imaginação.
