Minho

Projeto CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos vê o seu apoio renovado e procura novos participantes

Depois do êxito do ano piloto, o CORDÃO – Coro de Doentes e Amigos Oncológicos vê o apoio da iniciativa PARTIS & Art For Change renovado por mais dois anos, garantindo, assim, a continuidade do projeto para o presente ano e para 2027.

O CORDÃO é um coro comunitário composto por pessoas diagnosticadas com cancro, em tratamento ou remissão, pelos seus cuidadores (formais ou informais) e profissionais de saúde. Com o objetivo principal de combater o isolamento social dos doentes oncológicos e dos seus cuidadores, este CORDÃO liga pessoas, costurando, em conjunto, novas formas de viver e olhar o cancro.

Desde o início de 2025, o CORDÃO mantém as portas abertas à participação com o objetivo principal de combater o isolamento social dos doentes oncológicos e dos seus cuidadores. Ao longo do ano passado, foram realizados encontros semanais com exercícios de criação colaborativa, através da escolha ou do desenvolvimento de repertório, a partir de processos de escrita criativa ou por meio de exercícios de composição musical. Estas dinâmicas visaram transformar a experiência do cancro, frequentemente marcada pela solidão, em momentos de partilha, conexão e expressão artística.

Ao longo do primeiro ano do projeto, o grupo teve a oportunidade de se apresentar ao vivo em alguns momentos: através da instalação audiovisual “Casulo”, no Theatro Circo; ou em performances ao vivo – no âmbito das Festas de São João de Braga, com António Sérginho e Grupo de Cantares das Mulheres do Minho, na Verbena Solidária no Palácio,
uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, ou no gnration com a ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos.

Atualmente, o CORDÃO procura novos participantes na região de Braga, com mais de 18 anos, que se enquadrem numa das seguintes categorias: pessoas diagnosticadas com cancro, em tratamento ou remissão, cuidadores formais ou informais ou profissionais de saúde. Não é necessária qualquer prática anterior de canto ou formação musical – apenas
a vontade de participar e a inexistência de contraindicações médicas.

Os encontros decorrem semanalmente à terça-feira, no gnration, e as inscrições deverão ser feitas através de e-mail para participacao@theatrocirco.com ou através do telefone para 967 173 528.

O CORDÃO faz parte da 3.ª edição do programa PARTIS & Art For Change, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação la Caixa. É promovido pela Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, tendo como parceiros a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Delegação de Braga e a APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas.

Deixe um comentário