A Igreja Paroquial da Vila de Prado recebe, no próximo domingo, 19 de abril, às 17h00, o concerto “Do Cantus Firmus à Criação Instantânea”, integrado no Festival Internacional de Órgão de Braga (FIOB), merecendo destaque na edição de 2026 o facto de contar com uma nova dinâmica e com programação para ser realizada ao longo de todo o ano.
O novo director artístico, André Bandeira, falando desta 12.ª edição, realça “o diálogo muito frutuoso que vai existir entre o órgão e outras expressões artísticas”, merecendo, no seu entender, destaque “a literatura, a pintura, a arquitectura e com a poesia”.
O núcleo central do FIOB, a decorrer entre os dias 17 de abril e 2 de maio, tem como o título “Ars Magna Organística”, e é composto por oito concertos, distribuídos por três fins de semana. Este ciclo reúne intérpretes e agrupamentos de reconhecido mérito nacional e internacional, bem como as duas instituições bracarenses dedicadas à formação de organistas e à música litúrgica.
Esses oito concertos vão contar com a participação de organistas de destaque, sendo exemplos João Vaz e Filipe Veríssimo, e, no plano internacional, Arturo Barba (Espanha), Benjamim Righetti (Suiça) e Thomas Ospital, professor do Conservatório Superior de Paris.
Destaque, também, para as atuações do agrupamento vocal Misericordiae Ensemble e o agrupamento instrumental Bonne Corde.
