Os dirigentes da União Europeia e do México aprofundaram significativamente as suas relações políticas e económicas com dois novos acordos modernizados, intensificando a sua cooperação em apoio de uma ordem multilateral justa, estável e pacífica, da defesa dos direitos humanos e da igualdade de género — valores fundamentais e partilhados tanto para os europeus como para os mexicanos.
Ambas as partes acordaram em eliminar direitos aduaneiros no valor de milhões de euros, proteger e criar postos de trabalho e novas oportunidades para as empresas de ambas as partes, do comércio digital aos contratos públicos, e realizar novos investimentos para apoiar objetivos comuns, como a luta contra as alterações climáticas.
A presidente von der Leyen declarou: «A UE e o México estão empenhados numa estreita parceria estratégica. Os acordos modernizados hoje apresentados definem a nossa visão comum do futuro e trarão muitos benefícios para ambas as partes. Impulsionaremos o comércio e o investimento para apoiar o emprego e o crescimento e cooperaremos numa série de domínios de intervenção. Juntos, moldaremos um futuro melhor para os nossos cidadãos e o planeta, encontrando uma base comum para defender as instituições mundiais, impulsionar o crescimento limpo e promover os direitos humanos e a igualdade de género».
