A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas no montante de 1,1 mil milhões de euros destinados à construção e modernização das infraestruturas de transportes da rede transeuropeia de transportes (RTE-T) da UE. Trata-se do último convite à apresentação de propostas no âmbito do atual orçamento europeu de longo prazo do período 2021-2027.
Os projetos selecionados vão apoiar a execução das principais propostas no domínio dos transportes. Contribuirão para a execução do plano para o transporte ferroviário de alta velocidade da UE e do plano de ação industrial para o setor automóvel europeu, reforçando simultaneamente a conectividade marítima em consonância com a estratégia industrial marítima e a estratégia portuária da UE recentemente apresentadas. O financiamento reforçará também a prontidão da Europa em matéria de defesa através da resolução de estrangulamentos na mobilidade militar e do apoio à rápida aplicação do pacote de mobilidade militar da UE.
O convite à apresentação de propostas centra-se especialmente no transporte ferroviário, na descarbonização do transporte marítimo e na mobilidade militar. Apoia também a eletrificação do transporte rodoviário de mercadorias e das atividades aeroportuárias em terra, a implantação de infraestruturas de carregamento nos portos marítimos e interiores, bem como a digitalização do transporte rodoviário.
No âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE), a Ucrânia e a Moldávia foram incluídas neste convite, o que reflete o aprofundamento das ligações de transporte entre estes países e a UE. O MIE é o instrumento emblemático da UE para o financiamento e a execução da política da rede transeuropeia de transportes.
Os projetos selecionados no âmbito deste convite à apresentação de propostas ajudarão a criar infraestruturas de transportes mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, a melhorar a interoperabilidade e a reforçar a resiliência das redes de transportes na UE.
O prazo para apresentação de candidaturas é 6 de outubro de 2026. Para mais informações, consultar a página dedicada ao convite à apresentação de propostas.
