Minho

Município de Braga lança o Via a Via, um compromisso permanente com a qualificação da rede viária e dos espaços pedonais

O Município de Braga apresenta o Via a Via, uma iniciativa na área da mobilidade que traduz um compromisso permanente com a qualificação da rede viária e dos espaços pedonais em todo o concelho, reforçando a aposta na melhoria da mobilidade, da segurança e da qualidade do espaço público.

Assente numa estratégia de intervenção contínua e planeada, o Via a Via permitirá executar, de forma faseada, obras de beneficiação em ruas, arruamentos e áreas pedonais que contribuam para melhorar as condições de circulação, reforçar a acessibilidade e valorizar os espaços utilizados diariamente pela população.

Mais do que um conjunto de empreitadas, o Via a Via representa uma forma de intervenção permanente sobre o espaço público, integra a estratégia municipal para a mobilidade, conciliando a concretização de projetos estruturantes com uma resposta consistente às necessidades diárias, através da manutenção, requalificação e valorização da rede viária e dos espaços pedonais.

Cada intervenção será identificada através de uma imagem própria do Via a Via, visível nas bandeiras instaladas nas frentes de obra, permitindo aos cidadãos reconhecerem imediatamente que os trabalhos integram este compromisso municipal. Em simultâneo, o Município fará chegar aos moradores e aos estabelecimentos localizados nas áreas intervencionadas um folheto informativo, distribuído nas respetivas caixas de correio, onde serão explicados os trabalhos a realizar, os benefícios esperados e os eventuais condicionamentos temporários à circulação, assim como detalhes de vias alternativas, sempre que se justificar.

“O Via a Via traduz a forma como entendemos o serviço público. Melhorar estas vias não é um favor da Câmara Municipal. É uma obrigação. Cuidar da rede viária e dos espaços pedonais é uma responsabilidade permanente do Município e este compromisso permite responder de forma organizada, planeada e consistente às necessidades do concelho”, esclarece o presidente João Rodrigues.

“Enquanto concretizamos os grandes projetos que vão preparar a mobilidade do futuro, continuamos igualmente empenhados em melhorar as ruas, os passeios e os espaços públicos que fazem parte da vida quotidiana das pessoas. Porque uma cidade constrói-se também através destes gestos de proximidade, responsabilidade e cuidado. Via a Via, estamos a cuidar da nossa casa,” acrescenta o edil.

Encontram-se atualmente em curso várias obras em diferentes pontos do concelho, nomeadamente na Rua D. Pedro V e na Rua de São Victor (São Victor), na Rua do Souto Noval (Lomar), assim como na Avenida do Covedêlo (Celeirós) e na Rua Quinta do Carreiro (Frossos). A estas intervenções juntam-se ainda perto de uma dezena de empreitadas adjudicadas nas últimas semanas, que entrarão em execução em breve.

Também Altino Bessa, vereador com os pelouros das Obras Públicas e Gestão do Espaço Público realça o rigor e a estratégia delineada que consolida o compromisso com munícipes evidenciando um modelo orientado para “uma revolução profunda e visível das estradas e dos passeios do concelho”. “Trata-se de uma intervenção ampla, planeada e continuada, que permitirá requalificar, até ao final do ano, um número muito significativo de ruas e percursos pedonais. Com este processo pretende-se melhorar a qualidade do espaço público, reforçar a segurança de peões e automobilistas e responder, de forma concreta, às necessidades quotidianas da população. Estamos a qualificar o território e a tornar o concelho mais seguro, mais acessível e mais cuidado. Nunca, em tão pouco tempo, se pavimentaram ou se vão pavimentar tantas ruas e passeios,” explica.

Deixe um comentário