Minho

Amigos da Montanha levam voluntários à Serra de Arga para recuperar habitats e proteger o lobo-ibérico

A recuperação da vegetação autóctone e o controlo de espécies invasoras vão levar voluntários até Arga de São João, no concelho de Caminha, no próximo dia 28 de novembro. Promovida pelos Amigos da Montanha, em parceria com o CIBIO-BIOPOLIS e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, a iniciativa pretende melhorar as condições naturais para espécies como o corço, uma das presas do lobo-ibérico, envolvendo a comunidade na conservação da biodiversidade.

A Serra de Arga será palco de uma nova intervenção de restauro ecológico integrada no projeto europeu LIFE Wild Wolf. Para assinalar o Dia da Floresta Autóctone, os Amigos da Montanha e o CIBIO-BIOPOLIS desafiam a comunidade a participar numa jornada que alia voluntariado ambiental, conhecimento científico e valorização do património natural e cultural do território.

A iniciativa terá lugar nas imediações do Mosteiro de São João de Arga, onde os participantes vão desenvolver trabalhos de controlo de acácias, através da técnica de descasque manual, e de plantação de árvores e arbustos autóctones. As intervenções procuram reduzir a presença de espécies invasoras, favorecer a regeneração da vegetação natural e recuperar as condições ecológicas deste espaço.

Mais do que uma ação de plantação, o objetivo é contribuir para a melhoria dos habitats naturais e para a conservação das espécies que deles dependem. Entre estas encontra-se o corço, um herbívoro selvagem que integra a alimentação do lobo-ibérico. A recuperação da vegetação autóctone pode criar condições mais favoráveis à presença destas presas naturais, contribuindo, a médio e longo prazo, para o equilíbrio dos ecossistemas e para a conservação do lobo.

A intervenção insere-se no trabalho desenvolvido pelos Amigos da Montanha no âmbito do LIFE Wild Wolf, dando continuidade a outras ações de restauro ecológico realizadas este ano em Pitões das Júnias, no concelho de Montalegre, e em Paredes de Coura. Este percurso tem permitido associar o envolvimento de voluntários ao conhecimento científico e à recuperação de habitats, demonstrando a importância de uma intervenção continuada na proteção da biodiversidade.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, que está também a promover o envolvimento de diferentes agentes locais, nomeadamente representantes dos baldios, da junta de freguesia, do Mosteiro de São João de Arga e da Paisagem Protegida da Serra de Arga. Esta articulação pretende reforçar a participação das comunidades na valorização e conservação do território.

Um dia dedicado à natureza e ao património da Serra de Arga
O programa tem início às 8h00, com a concentração dos participantes que utilizem o transporte organizado, na Quinta do Egipto, em Barcelinhos. Para quem se deslocar diretamente a Arga de São João, o ponto de encontro está marcado para as 9h15.

Às 9h30, realiza-se um momento de acolhimento, com café e apresentação ecológica da área a restaurar, seguindo-se os trabalhos de voluntariado ambiental.

Depois de uma manhã dedicada à recuperação dos habitats naturais, os participantes reúnem-se para um almoço de convívio, marcado para as 13h30, num momento de partilha entre voluntários e entidades envolvidas.

A componente cultural ganha destaque durante a tarde, com uma visita guiada ao Mosteiro de São João de Arga, às 15h00, permitindo conhecer melhor um dos elementos patrimoniais mais representativos deste território.

O encerramento da atividade está previsto para as 16h00, seguindo-se o regresso a Barcelinhos.

Inscrições abertas para participar na ação de voluntariado
A participação está aberta a todos os interessados em contribuir para a conservação da natureza e para a recuperação dos habitats da Serra de Arga.

A organização prevê transporte de ida e volta entre Barcelinhos e Arga de São João, facilitando a participação dos voluntários.

As inscrições já estão abertas e devem ser efetuadas através do endereço eletrónico ambiente@amigosdamontanha.com.

Deixe um comentário