Minho

Iniciativa Liberal promove recomendação pela Literacia Política e Cidadania entre os jovens bracarenses

A Iniciativa Liberal de Braga, através dos seus representantes no Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Bruno Miguel Machado e Afonso Pedro Guedes Machado de Macedo, apresentou e viu aprovada a Recomendação 1/2025 CMJ – Pela Promoção da Literacia Política e Cidadania entre os Jovens Bracarenses.

A proposta foi apresentada por Afonso Macedo e depois consensualizada entre todos os membros presentes no Conselho, refletindo a preocupação comum com o crescente afastamento dos jovens em relação à política.

De acordo com estudos recentes, cerca de 60% dos jovens entre os 15 e os 24 anos afirmam não ter interesse em temas políticos — uma tendência que importa inverter com ações concretas de formação e capacitação cívica.

A Iniciativa Liberal defende que a literacia política deve ser um investimento estratégico do Município, contribuindo para formar cidadãos mais críticos, informados e participativos. Nesse sentido, a recomendação aprovada propõe que a Câmara Municipal de Braga:

– Elabore um Guia sobre Cidadania Local Digital, acessível e pedagógico, que explique o funcionamento das instituições e os mecanismos de participação cívica;

– Promova ações de sensibilização e formação sobre Cidadania Local, dirigidas aos jovens bracarenses, para reforçar o conhecimento e o envolvimento na vida política do concelho.

Com esta iniciativa, a Iniciativa Liberal de Braga reafirma o seu compromisso com uma democracia mais participativa e transparente, e com a criação de condições que permitam aos jovens compreender, questionar e transformar a realidade política local.

Deixe um comentário