Minho

‘Catarina e a Beleza de Matar Fascistas’ em Janeiro no Theatro Circo

A 6 e 7 de janeiro, o Theatro Circo recebe, depois de inúmeras salas esgotadas – nacional e internacionalmente – Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues.

Com texto e encenação de Tiago Rodrigues e interpretação de Isabel Abreu, Romeu Costa, António Fonseca, Beatriz Maia, Marco Mendonça, Carolina Passos Sousa, António Parra e João Vicente, este espetáculo conta a história de
uma família com uma longa tradição de matar fascistas numa casa no sul de Portugal, perto da aldeia de Baleizão. Uma das jovens da família, Catarina, vai matar o seu primeiro fascista, raptado de propósito para o efeito. É um dia de festa, de beleza e de morte. No entanto, Catarina é incapaz de matar ou recusa- se a fazê-lo. Estala o conflito familiar, acompanhado de várias questões. O que é um fascista? Há lugar para a violência na luta por um mundo melhor? Podemos violar as regras da democracia para melhor a defender?

Tiago Rodrigues e a equipa com quem trabalhou esta peça não queriam um espetáculo que apaziguasse, confirmasse ou mesmo assumisse saber o que o público pensa e quais são as suas crenças – “Queríamos uma peça que inquietasse, independentemente das convicções de quem a assistisse. Que proporcionasse prazer, naturalmente, mas um prazer inquietante.” A peça passa- se num futuro próximo, em 2028, de modo a falar no que está a acontecer atualmente sem se basear em referências explícitas ao presente e à realidade, causando desconforto e uma familiaridade aparentemente distante. Ao longo do espetáculo surge, por vezes, o fantasma de uma personagem real opositora ao regime de Salazar – Catarina Eufémia, assassinada em 1954 – que conversa com o fascista do ano em que decorre a trama.

Depois da sua estreia em setembro de 2020, em Guimarães, o espetáculo já passou por salas de espetáculo de todo o mundo e arrecadou os prémios de Melhor Espetáculo Estrangeiro nos Prémios UBU 2023, em Itália, e de Melhor Espetáculo Estrangeiro, pela Critics Association, em 2023, em França.

No Theatro Circo, a sessão de 6 de janeiro conta com legendagem, e a de 7 terá audiodescrição.

Os bilhetes estarão à venda no dia 23 de outubro a partir das 11 horas no Theatro Circo, nos locais habituais e online em https://www.bol.pt. Bilhete 20€ (10€ c/ cartão Pentágono). Cada comprador só poderá adquirir um máximo de quatro bilhetes e não é possível efetuar reservas, trocas ou devoluções. Mais informações em www.theatrocirco.com

A dstgroup é mecenas deste espetáculo.

Deixe um comentário