Minho

Formação para docentes no Muzeu em Braga supera todas as expetativas

A Ação de Formação de Curta Duração (ACD) promovida pelo Plano Nacional das Artes (PNA), em parceria com o Muzeu – Pensamento e Arte Contemporânea de Braga e o Centro de Formação Sá de Miranda registou uma adesão que ultrapassou todas as expetativas, reunindo, ao longo de três sessões distintas, cerca de 250 professores.

Esta iniciativa surge na continuidade da relação que o PNA tem vindo a desenvolver com as estruturas culturais ligadas ao Muzeu nomeadamente a zet gallery. Ao longo dos últimos anos, foram várias as ações realizadas em colaboração com a zet Gallery, no âmbito do protocolo estabelecido entre o PNA e esta instituição. A presente formação representa, assim, um aprofundamento natural desse percurso de colaboração, alargando-o ao Muzeu e reforçando o compromisso comum de aproximar educação, arte, património e território.

As três sessões incluíram visitas guiadas pela curadora e diretora do Muzeu, helena Mendes Pereira, que concebeu percursos distintos para cada grupo de participantes. Esta opção permitiu aos docentes contactar com diferentes conteúdos, leituras e propostas de exploração pedagógica, evidenciando o vasto potencial da exposição, enquanto recurso educativo, e a sua articulação com múltiplas áreas do currículo.

A expressiva participação dos professores demonstra o crescente interesse das escolas e dos docentes em integrar as artes, as culturas e os patrimónios do território nas suas práticas pedagógicas, promovendo aprendizagens mais contextualizadas e interdisciplinares. Mostra também a relevância de criar oportunidades de formação que favoreçam o encontro entre profissionais da educação e instituições culturais, fortalecendo redes de colaboração e ampliando as possibilidades educativas que emergem destes cruzamentos.

O sucesso desta iniciativa reforça a convicção de que a educação ganha quando dialoga com os espaços culturais do território e quando reconhece as artes e o património como dimensões fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

Suzana Leite, Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, refere que “a extraordinária adesão dos docentes confirma a importância do trabalho que o plano tem vindo a desenvolver no território, criando pontes entre as escolas, as artes, a cultura e o património”.

O PNA agradece ao Muzeu, ao Centro de Formação e a todos os docentes participantes o entusiasmo e o compromisso demonstrados, que tornam possível continuar a construir pontes sólidas entre cultura e educação.

Deixe um comentário